Matérias
Divulgação
Como sei que a política é como nuvem, você olha agora e está de um jeito pra ficar completamente diferente um tempo depois, acho prudente aguardar o anúncio pra dar como fato
Coluna do Pablo Kossa: A melhor notícia que Caiado poderia receber
19/08/2025, às 19:33 · Por Pablo Kossa
Ronaldo Caiado afirma que a federação composta entre União Brasil (UB) e PP vai desembarcando do governo Lula. Caso isso realmente aconteça, Papai Noel terá antecipado a entrega do presente de dezembro ao governador para agosto. É a melhor notícia que ele poderia receber.
Como sei que a política é como nuvem, você olha agora e está de um jeito pra ficar completamente diferente um tempo depois, acho prudente aguardar o anúncio pra dar como fato. Mesmo depois dos fatos de hoje, terça-feira, 19, num evento que reuniu até Ciro Gomes.
Mas, sob a perspectiva de Caiado, o certo é ele realmente alardear essa possibilidade como uma certeza. Isso aumenta a pressão sobre os membros da Executiva que ainda estão em dúvida e podem permanecer com o Governo.
É um constrangimento pra Caiado ser oposição a Lula e, em toda entrevista, receber questionamentos sobre as indicações do UB no primeiro escalão do petista. Fica claro que o partido não está unido em torno de seu projeto. Com o desembarque, essa dúvida sai do radar. É um passo importante para a consolidação do goiano.
Davi Alcolumbre, presidente do Senado e também do UB, pode até manter suas indicações como ministros. Mas aí deixaria de ser uma representação do partido e passaria a ser de ordem pessoal. Até porque os nomes do senador do Amapá não filiados ao partido. Caso a decisão saia mesmo na terça, quem estiver no UB tem a obrigação de entregar os cargos.
Ciro Nogueira, presidente do PP, também não esconde a vontade de que seu partido largue o Governo Federal. Na hipótese de se confirmar a saída, serão quatro ministros e o presidente da Caixa Econômica Federal entregando os cargos.
Um problema para Lula. E uma excelente notícia pra Caiado.
Eleições 2026 Ronaldo Caiado UB PP Federação Pablo Kossa Coluna

