Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Eduardo Ferreira/ Governo de Goiás

Última vez que a legenda teve candidato próprio na capital foi na disputa eleitoral de 2000 – a então deputada federal Lúcia Vânia foi a terceira colocada

Sem concorrentes para Talles Barreto, PSDB projeta prévias em Goiânia

06/02/2020, às 10:27 · Por Eduardo Horácio

Sem disputar com candidato próprio a Prefeitura de Goiânia há 20 anos, o PSDB projeta prévias para o dia 2 de março para escolher seu candidato na Capital. Até o momento, porém, apenas o deputado estadual Talles Barreto anunciou a pretensão de postular o Paço Municipal. A informação é da coluna Giro, de O Popular. 

Principal nome do PSDB em Goiânia, que poderia bater de frente com o deputado, a vereadora Cristina Lopes decidiu deixar o partido e filiar-se ao PL (antigo, PR), comandado no Estado pela deputada federal Magda Moffato.

A decisão do PSDB de participar da disputa eleitoral na Capital é uma tentativa de dar protagonismo ao partido, muito abalado com a derrota na sucessão estadual de 2018. Além disso, os tucanos lutam para restabelecer o legado das gestões do ex-governador Marconi Perillo, praticamente abandonado após o insucesso.  

História

Se de fato participar da disputa em Goiânia, o PSDB irá romper uma ausência de 20 anos. A última vez que a legenda teve candidato próprio na capital foi na disputa eleitoral de 2000 – a então deputada federal Lúcia Vânia foi a terceira colocada.

De lá para cá, o PSDB sempre apoiou outros candidatos da chamada base aliada (que dava sustentação aos governos de Marconi Perillo). Os ex-deputados Sandes Júnior (2004 e 2008) e Jovair Arantes (2012) e o atual senador Vanderlan Cardoso (2016) lideraram as chapas apoiadas pelos tucanos.

A última vez que o PSDB venceu uma disputa eleitoral em Goiânia foi em 1996, quando Nion Albernaz foi eleito prefeito em um segundo turno disputado contra Luiz Bittencourt, na época, no PMDB.



Talles Barreto PSDB Marconi Perillo Dra Cristina
P U B L I C I D A D E