Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Reprodução

Político conservador e com fama de bom gestor, que trouxe do mundo empresarial, Vanderlan Cordoso demonstra pouco apresso por partidos e posições ideológicas

No PSD, Vanderlan Cardoso filia-se ao quinto partido diferente

05/02/2020, às 09:49 · Por Eduardo Horácio

Com a troca do PP pelo PSD, o empresário e senador Vanderlan Cardoso chega ao quinto partido diferente desde que filiou-se a primeira vez, em 2004, para disputar a Prefeitura de Senador Canedo. De lá para cá, ele integrou os quadros do PR, PMDB, PSB e, por último, o PP. Nessas mudanças, Vanderlan integrou ou apoiou as principais correntes políticas do Estado.

Com aval do também empresário e ex-deputado federal Sandro Mabel, Vanderlan decidiu filiar-se ao PR e concorrer a Prefeitura de Senador Canedo, em 2004. Foi eleito e reeleito quatro anos depois. A gestão foi considerada um marco na cidade e o projetou politicamente .

Em 2010, na mesma legenda, concorreu ao Governo de Goiás com respaldo do então governador Alcides Rodrigues. Terminou a disputa em terceiro lugar, atrás de Marconi Perillo (PSDB) e Iris Rezende (PMDB).

Passados quatro anos, já no PSB, Vanderlan voltou a concorrer com Marconi e Iris, encerrando a disputa novamente em terceiro. Antes, em 2012, o atual senador filiou-se ao PMDB com grande festa e status de pré-candidato ao governo. Acabou deixando a legenda um ano depois, reclamando de falta de espaço político para pavimentar sua candidatura.

Em 2016, Vanderlan voltou à cena política ao disputar pela primeira vez a Prefeitura de Goiânia. Nessa empreitada novamente contra Iris Rezende, Vanderlan obteve o apoio de Marconi, seu adversário em seguidas disputas pelo governo. Levou a disputa ao segundo turno, mas acabou derrotado pelo emedebista.

Após perder o controle do PSB para a então senadora Lúcia Vânia, Vanderlan Cardoso voltou a trocar de partido. Deixou o PSB e buscou espaço no PP, que lhe ofereceu vaga na disputa pelo Senado. Concorreu e terminou a eleição como o mais votado, derrotando entre outros, o ex-governador Marconi Perillo e Lúcia Vânia.

Político conservador e com fama de bom gestor, que trouxe do mundo empresarial, Vanderlan Cordoso demonstra pouco apresso por partidos e posições ideológicas. Nos últimos 16 anos, as legendas pelas quais passou serviram apenas de abrigo para disputa eleitoral. Possivelmente, o PSD será apenas mais uma sigla no caminho das ambições do senador. 



Vanderlan Cardoso PP PSD Eleições 2020,
P U B L I C I D A D E