Matérias
Divulgação
A semana promete ser de intensas articulações e decisões que impactarão diversas esferas da vida pública brasileira
CPI do INSS e jornada 6x1 pautam semana em Brasília; Legislativo discute temas cruciais
19/08/2025, às 09:21 · Por Pedro Gonçalves, especial para o Poder Goiás
A semana no Congresso Nacional começa com debates intensos e pautas de grande relevância. No Senado Federal, o foco está na iminente instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, que irá investigar os descontos indevidos em benefícios previdenciários. Além disso, a PEC dos Precatórios, o Novo Código Eleitoral e a autonomia do Banco Central são destaques na agenda das comissões.
Na Câmara dos Deputados, o presidente Hugo Motta prioriza a votação do PL 2628/22, que cria mecanismos de proteção para crianças em ambientes digitais, e um projeto para combater fraudes no INSS. Paralelamente, a pauta da jornada de trabalho 6x1 será o tema de uma subcomissão especial, com a expectativa de abrir o debate sobre a redução da jornada.
As Comissões do Senado e da Câmara têm agendas carregadas. Na Comissão de Meio Ambiente, será debatida a exportação de animais vivos. A Comissão de Educação discute a inclusão da oncologia pediátrica na formação acadêmica, enquanto a Comissão de Saúde analisa a facilitação da importação de medicamentos e a ampliação da divulgação de estoques. A Comissão de Defesa do Consumidor avalia propostas para criminalizar a elevação de preços em momentos de crise, vedar a cobrança antecipada em hotéis e garantir o direito a voos cancelados.
No Supremo Tribunal Federal (STF), o tema dos honorários advocatícios em acordos tributários volta à pauta, em uma Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A semana promete ser de intensas articulações e decisões que impactarão diversas esferas da vida pública brasileira.
Brasília Radar Estratégico Federal DF Congresso STF Senado Câmara dos Deputados

