Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Reprodução/Senado

Na campanha, em 2018, o PP participou da disputa na chapa liderada pelo então deputado federal Daniel Vilela (MDB)

A caminho do PSD, projeto de Vanderlan não deve passar por Goiânia

05/02/2020, às 09:46 · Por Eduardo Horácio

O senador Vanderlan Cardoso está prestes a trocar de partido novamente, deixando o PP e ingressando nos quadros do PSD. A nova legenda será a quinta diferente desde que o empresário entrou para a política (antes pertenceu ao PR, PMDB, PSB e PP). A mudança tem como principal objetivo fortalecer o projeto do senador de disputar o Governo de Goiás, em 2022.

Legenda atual de Vanderlan Cardoso, o PP compõe a base de sustentação do governador Ronaldo Caiado (DEM), o que em tese o impede na construção de uma candidatura própria ao governo. A aliança foi construída pelo presidente do partido, o ex-deputado federal Alexandre Baldy. Vanderlan reclamou diversas vezes não ter sido consultado e criticou a adesão ao governo.

O desconforto de Vanderlan no PP, porém, já era conhecido antes mesmo da decisão do partido de integrar o atual governo. O senador sempre enxergou no próprio Alexandre Baldy um entrave para seus projetos eleitorais futuros. A filiação ao PP foi uma espécie de oportunidade para disputar o Senado.

Na campanha, em 2018, o PP participou da disputa na chapa liderada pelo então deputado federal Daniel Vilela (MDB). Antes, o partido esteve a maior parte do tempo ao lado do PSDB, nos governos de Marconi Perillo.

Casa nova

Ao filiar-se ao PSD, Vanderlan ganhará novo fôlego para avançar no desejo de enfrentar o governador Ronaldo Caiado na disputa pelo governo, em 2022. A nova legenda não está na base do governo e, por lá, não há nenhum quadro com disposição para deslanchar um projeto estadual. O presidente do partido, o ex-deputado Vilmar Rocha, sonha em disputar novamente o Senado (ele concorreu em 2014), projeto que pode andar lado a lado com o de Vanderlan.

Além disso, o PP cobrava de Vanderlan uma definição sobre uma possível candidatura à Prefeitura de Goiânia (Alexandre Baldy chegou a falar publicamente que o senador precisava definir se era candidato ou não). No PSD, o senador pode até levar em banho-maria sua posição sobre a disputa na Capital, mas o fato é que o partido já tem um pré-candidato posicionado, o deputado federal Francisco Júnior.



Vanderlan Cardoso PP Eleições 2020 Daniel Vilela PSD
P U B L I C I D A D E