Matérias
Alex Malheiros
Prefeitura, em parceria com o Lions Clube, ofereceu serviços essenciais de várias áreas para a população em situação de rua na manhã deste sábado (16/8)
“Nosso trabalho é devolver a dignidade para as pessoas”, diz Mabel em ação solidária
16/08/2025, às 11:56 · Por Redação
A Prefeitura de Goiânia realizou, neste sábado, 16, a 3ª edição da Ação Saúde Solidária no Centro POP, no Centro da capital. A iniciativa, organizada pela Secretaria Municipal de Política para Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) em parceria com o Lions Clube Goiânia Flor de Ipê e Cora Coralina, levou serviços de saúde, cidadania e apoio social à população em situação de rua.
Entre os atendimentos ofertados estiveram consultas médicas em áreas como otorrinolaringologia, angiologia, psiquiatria e ginecologia, além de encaminhamento para exames e cirurgias oftalmológicas, orientação jurídica, confecção de currículos, cortes de cabelo e atividades de ginástica laboral.
O prefeito Sandro Mabel destacou que a ação integra o projeto Goiânia Mais Humana, voltado à inserção social de pessoas em situação de vulnerabilidade. “Temos tido um cuidado com essas pessoas que estão em situação de rua. Nós temos conseguido empregar muita gente. Isso tem me dado uma alegria grande. Nossa vice-prefeita também tem atuado muito forte nisso. Nós estamos fazendo um trabalho onde nós recolocamos, devolvemos a dignidade para as pessoas”, disse.
A titular da Semasdh, Erizânia Freitas, reforçou que a agenda é parte das mobilizações que antecedem o Dia Nacional de Luta das Pessoas em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto. “Atender as pessoas em situação de rua com dignidade é uma das prioridades do prefeito Sandro Mabel. É uma rede que se une, com participação do terceiro setor, para que possamos dar dignidade a essas pessoas”, afirmou.
O Centro POP já oferece diariamente serviços como atendimento psicossocial, alimentação, apoio para emissão de documentos, doação de roupas e kits de higiene pessoal.
Depoimento
Um dos atendidos foi Luís André, que elogiou a iniciativa. “Na situação que a gente vive na rua, a gente é uma pessoa invisível perante à sociedade. Mas, graças a Deus, por meio do esforço do prefeito Mabel, nós fomos enxergados. Eu estava com necessidade de exame de vista, que é muito caro, e também odontológico. Esse mutirão foi o início de uma nova jornada”, afirmou.
Gestão Assistência Social Prefeitura de Goiânia Goiás,

