Matérias
Millena Cristina / Câmara Municipal de Goiânia
O projeto segue agora para análise formal por comissões competentes da Câmara Municipal de Goiânia
Professor Edward apresenta projeto que promove educação midiática e combate à adultização infantil em Goiânia
13/08/2025, às 09:37 · Por Redação
O vereador Professor Edward (PT) apresentou, na terça-feira, 12, na Câmara Municipal de Goiânia, projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a instituir diretrizes para a implementação da educação midiática e digital na rede pública municipal de ensino, com foco na formação crítica dos alunos, prevenção da desinformação, combate a discursos de ódio e enfrentamento da adultização precoce de crianças.
O projeto estabelece que escolas municipais incluam em seus projetos pedagógicos práticas que desenvolvam competências como análise crítica de conteúdos digitais, verificação de informações, uso ético das redes sociais, segurança digital e produção de conteúdo responsável. A proposta defende ainda a formação permanente de educadores e a conscientização da comunidade escolar, conforme prevê o documento legislativo.
O tema ganha ainda maior relevância no cenário nacional após o influenciador digital Felca, que, em vídeo amplamente repercutido, denunciou a sexualização e exploração de menores nas redes sociais. A denúncia desencadeou uma série de iniciativas legislativas, como a apresentação de 17 projetos de lei no Congresso Nacional em apenas um dia, sinalizando forte mobilização em favor da proteção da infância no ambiente digital.
O projeto segue agora para análise formal por comissões competentes da Câmara Municipal de Goiânia, antes de ser submetido à deliberação em plenário.
Sobre o autor
O Professor Edward é vereador e presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia na Câmara Municipal de Goiânia.
Professor Edward Câmara Municipal de Goiânia Goiânia Criança Adolescentes

