Matérias
Divulgação
Com a abertura de 8 mil vagas desde o início do ano, a fila de espera foi reduzida para 3 mil crianças
Mutirão preenche metade das vagas na educação infantil ofertadas na "Zera Fila" em Goiânia
11/08/2025, às 14:29 · Por Redação
A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Goiânia realizou, na sexta-feira (8) e no sábado (9), mais uma edição da Operação Zera Fila, com atendimento presencial em cinco coordenadorias regionais de educação (CREs). O mutirão atendeu 2 mil famílias e resultou no preenchimento de 49% das 2 mil vagas disponibilizadas para a educação infantil — 980 novas matrículas para crianças de até 5 anos — e na matrícula imediata de 600 estudantes no ensino fundamental.
A ação, segunda do ano, teve como objetivo facilitar o acesso das famílias que encontram dificuldades no cadastro online e oferecer opções próximas à residência, local de trabalho ou trajeto diário. Além disso, permitiu o remanejamento para filas menores em unidades próximas.
Com a abertura de 8 mil vagas desde o início do ano, a fila de espera foi reduzida para 3 mil crianças. Segundo a secretária municipal de Educação, Giselle Faria, novas edições da operação devem ocorrer ainda este ano, acompanhadas de medidas como aluguel de imóveis para instalação de Cmeis, parcerias com Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e compra de vagas em escolas particulares.
A SME também prevê a entrega de novas unidades, incluindo cinco Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) em fase avançada de obras, além da conclusão de empreendimentos paralisados que podem ampliar a oferta em até 1,7 mil vagas.
“A educação infantil é um gargalo histórico na rede. Estamos usando todos os meios — parcerias, compra de vagas, novas construções e mutirões — para ampliar o atendimento o mais rápido possível. Cada dia sem acesso à creche é um dia perdido para a criança”, afirmou a secretária.
Prefeitura de Goiâna Educação Zera Fila

