Matérias
DivulgaçãoA decisão é do juiz Eduardo Guimarães de Morais, da Comarca de Caiapônia
Juiz goiano manda revista Piauí retirar do ar reportagem sobre fraudes previdenciárias
11/08/2025, às 10:59 · Por Redação
Uma decisão liminar do juiz Eduardo Guimarães de Morais, da Comarca de Caiapônia, determinou a retirada do ar de uma reportagem publicada pela revista Piauí. O texto, intitulado "O paraíso goiano da previdência", foi publicado no dia 8 de agosto e, um dia depois, foi alvo da ordem judicial.
A reportagem da Piauí denunciava supostas fraudes em aposentadorias rurais por invalidez, com prejuízo estimado de R$ 1 milhão ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo a apuração, pecuaristas e comerciantes estariam se passando por lavradores para obter benefícios, com o auxílio de dois advogados, um deles casado com uma servidora do INSS.
A investigação da revista apontava para a utilização de testemunhas repetidas, endereços compartilhados e perícias médicas questionáveis. Um dos exemplos citados foi o de uma fazendeira com alta renda e 450 cabeças de gado que teria conseguido a aposentadoria por invalidez rural, mesmo com o pedido negado anteriormente pelo INSS e pela Justiça Federal.
As irregularidades teriam sido identificadas por um juiz que assumiu a Vara local em 2020 e questionou 43 processos, destacando saques em espécie de altos valores. Contudo, o inquérito da Polícia Federal sobre o caso foi encerrado sem indiciamentos, e uma ex-juíza da comarca não foi investigada. A revista Piauí informou que irá recorrer da decisão que a obrigou a retirar a reportagem do ar.
Caiapônia Revista Piauí Justiça

