P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 28/11/25
Matérias
Divulgação

Também serão entregues 190 itens de mobiliário e equipamentos assistenciais à base do Samu, incluindo aparelhos para aferição de pressão arterial (em bebês, crianças e pacientes com obesidade), estetoscópios, ar-condicionado, armários, mesas, cadeiras e

Samu de Goiânia cresce atendimentos em 26% e receberá 14 novas ambulâncias do Governo Federal

08/08/2025, às 17:10 · Por Redação

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Goiânia vai reforçar a frota com 14 novas ambulâncias obtidas junto ao Ministério da Saúde, via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Saúde. Ainda não há data para a entrega dos veículos. O anúncio será feito pelo prefeito Sandro Mabel (UB) nesta sexta-feira (8), durante a celebração dos 21 anos do Samu na capital.

O reforço integra o processo de reestruturação do serviço, que registrou aumento de 26% nos atendimentos no primeiro semestre: foram 29,6 mil de janeiro a junho deste ano, contra 23,3 mil no mesmo período de 2024.

Atualmente, o Samu conta com 17 ambulâncias em operação — 13 de suporte básico (USB) e 4 de suporte avançado (USA) — número considerado adequado para a cobertura populacional de Goiânia. Há ainda seis veículos na reserva técnica.

O serviço foi um dos epicentros da crise na saúde municipal em 2024, marcada por greve de servidores, falhas no número de emergência 192 e frota reduzida a oito ambulâncias. Na época, faltavam profissionais, especialmente técnicos de enfermagem, e havia carência de insumos e medicamentos.

A frota atual é composta majoritariamente por veículos alugados: das 23 ambulâncias, 22 são locadas por R$ 347 mil mensais, contrato renovado pela gestão atual após processo de contratação emergencial determinado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO).

Em fevereiro deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou a renovação da frota própria, recebendo a primeira viatura nova do tipo USB e solicitando mais unidades ao governo federal.

Além das ambulâncias, Mabel e o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, vão entregar 190 itens de mobiliário e equipamentos assistenciais à base do Samu, incluindo aparelhos para aferição de pressão arterial (em bebês, crianças e pacientes com obesidade), estetoscópios, ar-condicionado, armários, mesas, cadeiras e sofás.



Samu Ambulâncias