Matérias
Divulgação
Com investimentos superiores a R$ 1,4 bilhão ao longo de 25 anos, o projeto busca consolidar Goiânia como referência
Prefeitura de Goiânia planeja expandir o projeto Cidade Inteligente
07/08/2025, às 09:25 · Por Redação
A Prefeitura de Goiânia está avaliando a ampliação dos serviços previstos na Parceria Público-Privada (PPP) do projeto Cidade Inteligente, com o objetivo de modernizar ainda mais a infraestrutura urbana da capital. A proposta inicial, que já inclui a substituição de lâmpadas por LED, instalação de câmeras de videomonitoramento e usinas fotovoltaicas, pode ser expandida para incluir novos serviços, como a modernização da iluminação nos bairros. No lançamento do programa, foram anunciados 150 mil pontos de iluminação, e até o momento, 78 mil lâmpadas já foram substituídas. Mudanças adicionais na PPP estão em estudo e devem avançar após análise do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO) .
O projeto Cidade Inteligente de Goiânia, desenvolvido pelo Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), recebeu reconhecimento internacional ao conquistar o 3º lugar no PPP and Infrastructure Awards 2025 da Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (UNECE). A premiação destaca iniciativas de infraestrutura sustentável e inovação, e o projeto goianiense foi selecionado entre 113 propostas de diferentes países .
Com investimentos superiores a R$ 1,4 bilhão ao longo de 25 anos, o projeto busca consolidar Goiânia como referência em cidades inteligentes, promovendo avanços tecnológicos, sustentabilidade ambiental e melhoria na qualidade de vida da população.
Cidade Inteligente Prefeitura de Goiânia

