P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 28/11/25
Matérias
Divulgação

15 serviços tiveram aumento de valor sem a realização de medição, que mostra se os trabalhos foram feitos, ou não; caso ocorreu na segunda metade de 2024, último ano da gestão do ex-prefeito

Comurg recebeu mais por serviços, mesmo sem confirmação de realização, no final da gestão Rogério Cruz

05/08/2025, às 14:11 · Por Redação

A gestão do ex-prefeito Rogério Cruz elevou o valor pago para a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), em meados de 2024, após a terceirização de diversos serviços, dentre eles o de coleta de lixo orgânico e reciclável, para a Limpa Gyn. Os aumentos nos repasses ocorreram sem a devida medição, processo em que a contratante confirma que os trabalhos foram, de fato, realizados. A constatação foi realizada por comissão criada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), que gerencia o contrato com a empresa, em abril deste ano, já na gestão do atual prefeito Sandro Mabel.

Segundo os dados, a administração Cruz aumentou de 10% a 25% o volume e, consequentemente, os valores pagos à Comurg em 19 serviços neste período, sendo que em 15 deles não houve comprovação de medição. Dentre eles estão: varrição manual de ruas (10%), roçagem mecanizada (20%), capina e raspagem (20%), manutenção de praças e canteiros ornamentais (25%), extirpação de árvores (24%), limpeza de banheiro em feiras e eventos (23%), dentre outros. O acréscimo total nos repasses para a Companhia foi de R$ 6,48 milhões, o que correspondeu a 15% do valor do contrato à época.

Em março deste ano, já na gestão Mabel, a Seinfra mudou as regras sobre as medições dos serviços realizados pela Comurg. A comprovação da realização dos trabalhos passou a ser exigida para o pagamento. Segundo a própria Companhia, foram adotadas metodologias de controles baseadas em planejamento, utilizando medida de medição prevista em contrato e seguida por georreferenciamento. “A supervisão de campo apropria as referências e encaminha às gerências, para fazerem a aferição com a Central de Medição, que consolida e presta contas com a Seinfra”, diz a empresa, por meio de nota.

Vale lembrar que, mesmo com o acréscimo de 15% nos serviços da Comurg em 2024, a gestão Rogério Cruz terminou com sérios problemas na área de zeladoria urbana e limpeza pública. Sujeira pelas ruas, mato alto, falta de manutenção em praças e outros locais públicos foram críticas constantes à administração do ex-prefeito até o final de seu mandato.


Comurg Rogério Cruz Serviços Prefeitura de Goiânia