Matérias
Divulgação
Sandro Mabel sanciona lei que estabelece horário de funcionamento de distribuidoras de bebidas em Goiânia: estabelecimentos poderão funcionar de portas abertas das 5h às 23h59. Após a meia-noite, as vendas estão permitidas apenas por delivery
Mabel sanciona lei que restringe horário de distribuidoras para combater criminalidade
31/07/2025, às 09:22 · Por Redação
O prefeito Sandro Mabel (União Brasil) sancionou, nesta quarta-feira (30), a Lei nº 92/2025, que estabelece o horário de funcionamento das distribuidoras de bebidas em Goiânia. A medida, que entra em vigor imediatamente, permite que os estabelecimentos funcionem com portas abertas das 5h às 23h59. Após a meia-noite, as vendas serão permitidas apenas por delivery.
A nova lei é vista pelo prefeito como uma importante ferramenta para a segurança pública. “Goiânia será a capital mais segura do país”, destacou Mabel, defendendo que o ordenamento urbano é crucial para o combate à criminalidade. “Precisamos tomar decisões e fazer o que é bom para a cidade”, assegurou.
O comandante de Policiamento da Capital, coronel Batista, reforçou que a medida é uma resposta aos altos índices de criminalidade próximos a esses estabelecimentos. Dados da Polícia Militar mostram que 43,8% dos homicídios registrados em 2024 ocorreram em bares ou nas portas de distribuidoras. A expectativa, segundo o coronel, é que a nova lei contribua para a redução desses crimes.
O autor da lei, vereador Sargento Novandir, agradeceu o prefeito pela coragem em aprovar uma proposta que, segundo ele, foi tentada em gestões passadas sem sucesso. Uma pesquisa citada pela prefeitura indica que 73,6% dos goianienses são favoráveis à medida, e 45,8% acreditam que ela trará melhorias na segurança.
A promotora de Justiça Alice Freire defendeu a nova lei como uma demanda da sociedade para a preservação do sossego e a redução de crimes. Ela reforçou que "distribuidora não é bar", e que a medida impacta diretamente na redução da criminalidade.
Sandro Mabel Distribuidora de Bebidas Comércio Varejo Goiânia Prefeitura de Goiânia