Matérias
DivulgaçãoO material, que inclui lições e simulados, tem como objetivo preparar os alunos do ensino fundamental para as avaliações nacionais
Gestão Mabel investe R$ 6 milhões em livros didáticos para alunos do Ensino Fundamental
30/07/2025, às 10:13 · Por Redação
O prefeito Sandro Mabel (UB) autorizou a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Goiânia a investir R$ 5,98 milhões na compra de uma coleção de livros didáticos. O material, que inclui lições e simulados, tem como objetivo preparar os alunos do ensino fundamental para as avaliações externas do governo federal, usadas para diagnósticos da educação básica brasileira.
A SME contratará a empresa Top Work Ltda., de Niterói (RJ), que venceu um pregão eletrônico realizado em agosto de 2024 pelo Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado de São Paulo (Cindesp). Os livros são produzidos pela Editora LT, de Curitiba.
A previsão é que os materiais sejam entregues a 24.822 estudantes da rede municipal a partir do "início do segundo semestre". Apesar de as aulas serem retomadas nesta segunda-feira (4), a data exata da distribuição ainda não foi divulgada. As provas do Saeb estão previstas para ocorrer entre 20 e 31 de outubro. A SME assegura que os estudantes terão tempo suficiente para utilizar o material.
A autorização expressa do prefeito foi necessária, pois, no início do ano, ele havia publicado um decreto municipal suspendendo todas as adesões a atas de registro de preços. No entanto, a SME justifica a compra afirmando que a coleção vai além da preparação para avaliações, priorizando a aprendizagem dos estudantes. A pasta destaca que a proposta contratada foi a única que atendeu integralmente às exigências técnicas e pedagógicas, oferecendo também plataforma digital, jogos educativos, relatórios de desempenho, simulados e assessoria pedagógica.
Educação Livros Didáticos Livros Prefeitura de Goiânia Goiânia

