P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 04/08/25
Matérias
Divulgação

Atualmente única mineradora de terras raras do país, a Serra Verde atua em Minaçu

Caiado dará atenção pessoal à questão sobre terras raras em Goiás

28/07/2025, às 10:54 · Por Redação

Surpreendido pelo grande interesse do Japão nas terras raras de Goiás, o governador Ronaldo Caiado (UB) anunciou que irá centralizar as negociações sobre a exploração desses minerais em seu gabinete. A decisão de assumir a liderança das conversas foi reforçada pelo recente interesse do governo dos Estados Unidos nos minerais críticos brasileiros, em um cenário de ameaças de tarifas e reações políticas do presidente Lula (PT).

De acordo com Joel Sant'Anna Braga, secretário de Indústria e Comércio (SIC), embora a pasta possua uma superintendência dedicada a estudos e articulações sobre mineração, Caiado definirá caminhos "estratégicos" diante da corrida internacional por terras raras. O objetivo é atrair investimentos e gerar emprego e renda. A informação é do Giro. 

Joel Sant'Anna Braga destacou que o governador, com sua perspicácia política, busca formas de evitar que essa importante riqueza de Goiás seja exportada apenas como commodity. A meta é obter maiores ganhos, incluindo transferência tecnológica e verticalização da produção.

Atualmente, a única mineradora de terras raras do país, a Serra Verde, localizada em Minaçu, firmou três compromissos com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) desde 2019, totalizando R$ 4,63 milhões em medidas compensatórias por impactos negativos de suas atividades de extração.

Leia mais
Caiado quer liderança para Goiás na produção de terras raras


Ronaldo Caiado UB Terras Raras Goiás Minérios