P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 28/11/25
Matérias
Reprodução

Homem foi capturado em condomínio de luxo em São Paulo durante nova fase da Operação Colateral, que investiga esquema internacional de tráfico de drogas

PF prende suspeito de chefiar quadrilha que levou goianas à prisão na Alemanha

23/07/2025, às 09:58 · Por Redação

A Polícia Federal (PF) prendeu nesta terça-feira, 22, um dos líderes da organização criminosa responsável por esquema que resultou na prisão injusta das goianas Kátyna Baía e Jeanne Paolini, em 2023, na Alemanha. A captura ocorreu em um condomínio de alto padrão em São Paulo e integra a quarta fase da Operação Colateral, batizada de Last Call.

De acordo com a PF, o suspeito chefiava uma quadrilha que realizava o envio de cocaína à Europa entre 2022 e 2023. O grupo operava por meio da troca de etiquetas de bagagens nos aeroportos, retirando os volumes de passageiros comuns e substituindo por malas com drogas. Kátyna e Jeanne foram vítimas dessa prática e acabaram presas ao desembarcar no aeroporto de Frankfurt, após terem suas bagagens adulteradas sem o conhecimento delas.

As duas mulheres, naturais de Goiânia, ficaram detidas por 38 dias em uma penitenciária alemã até que a Polícia Federal brasileira comprovasse que as malas com drogas não lhes pertenciam. Na época, a corporação conseguiu desarticular parte da organização, mas o suspeito preso nesta terça estava foragido.

Após seis meses de investigações, os agentes conseguiram localizá-lo e efetuaram a prisão. A PF afirmou que a quadrilha atuava também em outros países europeus além da Alemanha e que a operação segue em andamento para desmantelar completamente a rede criminosa.


Polícia Federal Prisão Susoeito Goianas Alemanha Goiás,