P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 28/11/25
Matérias
Mário Agra/Câmara dos Deputados

Jornalista Pablo Kossa comenta sobre veto de Lula sobre aumento de deputados

Coluna do Pablo Kossa: Bancada goiana precisa reagir e brigar pela representatividade de Goiás

22/07/2025, às 11:46 · Por Pablo Kossa

Pra começo de conversa, vamos deixar uma coisa clara: Lula fez o certo. O aumento do número de deputados não se justificava de forma alguma. Ponto. Agora, não é por isso que os deputados goianos precisam engolir a sub-representação de nosso estado no parlamento. Goiás precisa sim de mais deputados por termos crescido na proporção do que representamos para o país. Quem vai diminuir, está perdendo por ter menos gente vivendo em seu território.

 

Não é um problema goiano se mais brasileiros preferem viver aqui do que em outros estados.

 

As bancadas do Pará (que teria mais quatro deputados), Santa Catarina (4), Amazonas (2), Mato Grosso (2), Rio Grande do Norte (2), Paraná (1), Ceará (1), Minas Gerais (1) e Goiás (1) têm o dever de ir ao STF e pedir a redistribuição das 513 vagar de acordo com a proporção populacional.

 

Rio de Janeiro, Bahia, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Sul, Alagoas e Pernambuco são os estados que perderiam vagas. É claro que seus políticos não querem. Mas não é questão de querer, é de proporcionalidade. O projeto puxadinho que era o aumento das vagas para que estes não perdessem estava errado.

 

Se Lula vetou e o Congresso não enxerga espaço político para derrubar o veto, afinal a pauta é das mais impopulares junto à opinião pública, que seja feita a redistribuição proporcional.

 

Goiás não pode fugir dessa briga por questões coorporativas. Não é possível que a bancada goiana vai se portar de forma tão frouxa.


Pablo Kossa Lula Goiás