Matérias
Divulgação
O cenário repete o padrão do ano passado, quando o Hugol atendeu 32 casos de afogamento infantil
Hugol faz alerta sobre aumento de afogamentos de crianças durante as férias
21/07/2025, às 11:21 · Por Redação
O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) emitiu um alerta para o aumento de casos de afogamento envolvendo crianças durante as férias escolares. Entre janeiro e maio deste ano, a unidade já registrou 13 atendimentos pediátricos por afogamento, sendo que a maioria das vítimas (8 crianças) tinha menos de 4 anos de idade.
O cenário repete o padrão do ano passado, quando o Hugol atendeu 32 casos de afogamento infantil, 70% deles também envolvendo crianças de até 4 anos, faixa etária mais vulnerável a esse tipo de acidente.
Risco silencioso e rápido
Segundo a médica Fabiana Calaça, coordenadora da Pediatria do Hugol, o afogamento pode evoluir de forma rápida e silenciosa, com risco de complicações graves e até morte em poucos minutos.
“Mesmo uma pequena quantidade de água, como 70 ml, pode ser suficiente para prejudicar a respiração, causando perda de consciência e parada cardiorrespiratória”, explica.
Dependendo do volume de água aspirada e do tempo submersa, a criança pode apresentar quadros leves ou evoluir para situações críticas, necessitando de intubação, ventilação mecânica, internação em UTI e podendo sofrer sequelas neurológicas ou infecções pulmonares.
Julho exige atenção redobrada
Com o mês de julho, período de férias escolares, aumenta o tempo de recreação em piscinas, rios e lagos, o que eleva o risco de afogamentos. Diante disso, o Hugol reforça a importância de:
✅ Supervisão constante e próxima por adultos durante atividades aquáticas;
✅ Uso de coletes salva-vidas e boias adequadas;
✅ Instalação de barreiras físicas em piscinas residenciais;
✅ Orientação clara às crianças sobre os riscos e cuidados na água.
“Afogamentos são acidentes evitáveis e a vigilância é o principal fator de proteção”, reforça a pediatra Fabiana Calaça.
Proteja as crianças
Neste período de férias, um momento de lazer não pode se transformar em tragédia. Com atenção, equipamentos de segurança e cuidado, é possível prevenir acidentes e garantir que as brincadeiras na água sejam apenas momentos de alegria para as crianças e suas famílias.
Hugol Afogamentos Férias

