Matérias
Divulgação
BRT Norte-Sul e outros corredores podem ser expandidos
Transporte coletivo da Grande Goiânia tem potencial de expansão de mais de 300%
21/07/2025, às 10:21 · Por Redação
Um estudo recente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Ministério das Cidades revela um grande potencial para a expansão do transporte público na Região Metropolitana de Goiânia. Nos próximos 30 anos (até 2054), a região poderia saltar dos atuais 31 km de linhas de BRT para 134 km de sistemas de média e alta capacidade, o que representa um aumento de 332,26%. A informação é do jornal O Popular.
A pesquisa, parte do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (Enmu), aponta a viabilidade de ampliação de 103 quilômetros em modais como BRTs (ônibus de trânsito rápido) ou VLTs (veículos leves sobre trilhos). O objetivo é garantir maior acesso da população a um transporte público rápido e eficiente.
O levantamento também sugere que Goiânia e os municípios vizinhos precisam trabalhar no desestímulo ao transporte individualizado para incentivar o uso do transporte coletivo.
Atualmente, a capital goiana conta com o BRT Norte-Sul e o BRT Leste-Oeste (antigo Eixo Anhanguera), totalizando os 31 km da rede atual. A proposta é que a expansão se dê nesses modais ou pela implementação de VLTs.
Considerando todas as 21 metrópoles brasileiras com mais de um milhão de habitantes, a rede de transporte público de média e alta capacidade poderia mais que dobrar, passando de 2.007 km para 4.453 km.
Transporte Coletivo Goiânia BRT Leste-Oeste Goiás Transporte

