Matérias
Reprodução
Morre a cantora Preta Gil aos 50 anos; artista enfrentava câncer no intestino e deixa legado na música, publicidade e ativismo social
Morre a cantora Preta Gil aos 50 anos
20/07/2025, às 20:50 · Por Redação
A cantora Preta Gil morreu neste domingo, 20, aos 50 anos. Ela tratava um câncer no intestino, diagnosticado em janeiro de 2023. Filha do cantor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, Preta se consolidou como figura relevante da música brasileira e atuou também no setor publicitário e em causas sociais.
Natural do Rio de Janeiro, Preta Maria Gadelha Gil Moreira nasceu em 8 de agosto de 1974. “Na minha casa, Preta se tornou nome próprio”, contou Gilberto Gil, ao recordar o momento do registro civil da filha. “Se for Branca, Bianca, Clara, pode? Acho que a senhora já registrou muitas”, teria dito à funcionária do cartório.
A carreira musical teve início em 2003 com o disco “Prêt-à Porter”, que trouxe parcerias como a de Ana Carolina. Ao longo de duas décadas, lançou outros cinco álbuns: “Preta” (2005), “Noite Preta ao Vivo” (2010), “Sou como Sou” (2012), “Bloco da Preta” (2014) e “Todas as Cores” (2017). Nesse último, firmou colaborações com nomes como Ivete Sangalo, Lulu Santos, Anitta, Thiaguinho e Pabllo Vittar.
Preta também criou e comandou o Bloco da Preta, que desde 2010 atrai milhares de foliões às ruas do Rio de Janeiro durante o Carnaval. Além da música, atuou em novelas e retornou ao mercado publicitário em 2017 como sócia da agência Mynd, focada em influenciadores digitais.
Ao longo da vida, manteve posicionamento público em defesa de direitos das mulheres, do movimento negro e da população LGBT+. “Na música, na publicidade ou nas redes sociais, minha luta é por igualdade, respeito e liberdade para todos”, declarou em entrevista.
Preta deixa um filho, Francisco, e uma neta, Sol. Informações sobre o velório e sepultamento não foram divulgadas até a publicação deste texto.
Luto Preta Gil,