Matérias
Reprodução
Professora Maria Mitsuko Okuda teve papel decisivo na criação e consolidação do Enem e de outros sistemas de avaliação nacionais
Morre professora Maria Mitsuko Okuda, referência em avaliação educacional no Brasil
20/07/2025, às 08:01 · Por Redação
A professora aposentada Maria Mitsuko Okuda, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), morreu neste sábado, 19. A informação foi divulgada pelo Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), que não informou a causa da morte nem detalhes sobre o velório e sepultamento.
Maria Mitsuko nasceu no Brasil, filha de imigrantes japoneses, e chegou a Goiânia em 1969. Em 1971, iniciou sua trajetória como professora na UFG, onde se destacou pelo trabalho em planejamento, organização de vestibulares e elaboração de avaliações. Era defensora do modelo de múltipla escolha, tema ao qual se dedicou academicamente.
Em 1997, foi convidada a integrar o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no período de criação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Participou diretamente da formulação do exame, que se consolidou como principal instrumento de acesso ao ensino superior no Brasil.
Em nota publicada nas redes sociais, o sindicato lamentou o falecimento da educadora e destacou sua contribuição ao ensino público e à cultura de avaliação educacional no país. “Referência de competência, disciplina e compromisso, a professora Mitsuko deixa uma contribuição inestimável à UFG e à educação pública brasileira. Sua atuação no INEP foi fundamental para a consolidação da cultura de avaliação institucional no país, tendo colaborado diretamente com a construção e o aperfeiçoamento de sistemas como o SAEB, o ENEM e o SINAES", afirma o comunicado.
Luto Maria Mitsuko Okuda Goiânia Goiás,

