Matérias
Reprodução
Presidente Lula registra melhor índice de 2025, com crescimento de 2,4 pontos percentuais em relação ao mês anterior
Aprovação de Lula sobe após tarifa de Trump contra produtos brasileiros, aponta Atlas/Bloomberg
16/07/2025, às 10:12 · Por Redação
A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou crescimento após o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. É o que revela a nova rodada da pesquisa AtlasIntel/Bloomberg, divulgada nesta semana. De acordo com o levantamento, o índice de aprovação de Lula subiu de 47,3% em junho para 49,7% em julho, o maior registrado neste ano.
A desaprovação do presidente também recuou no período. Caiu de 51,8% para 50,3%, uma redução de 1,5 ponto percentual. A avaliação do governo federal teve leve oscilação positiva: em junho, 41,6% consideravam a gestão “ótima” ou “boa”. Em julho, o índice chegou a 43,4%.
A pesquisa ouviu 2.841 pessoas entre os dias 11 e 13 de julho, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O impacto da medida anunciada por Trump é apontado como um dos fatores para a mudança nos indicadores. O republicano justificou a aplicação da nova alíquota como resposta ao que classificou como “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que é investigado por tentativa de golpe de Estado.
O levantamento também mediu a percepção da população sobre a atuação de Lula no cenário internacional. Para 61,1% dos entrevistados, o atual presidente representa melhor o Brasil no exterior do que Bolsonaro. Questionados sobre a reação do governo brasileiro à taxação imposta pelos Estados Unidos, 44,8% consideraram as medidas adequadas. Outros 25,2% avaliaram a resposta como fraca.
Política Aprovação Atlas/Bloomberg Lula,