Matérias
Reprodução
Universidade Federal de Goiás publica edital com 2.209 vagas em 74 cursos nos câmpus de Goiânia, Aparecida e cidade de Goiás; provas serão em outubro
UFG volta a aplicar vestibular para metade das vagas a partir de 2025
15/07/2025, às 09:45 · Por Redação
A Universidade Federal de Goiás (UFG) anunciou nesta segunda-feira, 14, a retomada de vestibular próprio para preenchimento de 50% de suas vagas de graduação a partir do próximo ano. O edital do processo seletivo reúne 2.209 vagas distribuídas em 74 cursos nos câmpus de Goiânia, Aparecida de Goiânia e cidade de Goiás. A outra metade seguirá sendo ofertada via Sistema de Seleção Unificada (SiSU), baseado nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Desde 2014, a UFG utilizava o SiSU como via única de ingresso para 99 dos seus 108 cursos. Com a nova medida, a universidade busca ampliar o acesso e reduzir a ociosidade de vagas. “Agora, qualquer pessoa pode disputar uma vaga. O candidato do 3º ano que fará o Enem terá o dobro de chances, porque poderá participar pelo SiSU e pelo vestibular. E quem já fez o exame em anos anteriores também poderá tentar novamente”, afirmou o pró-reitor de Graduação, Israel Trindade, ao jornal O Popular.
Segundo ele, a taxa de ocupação das vagas atualmente gira em torno de 80%. A expectativa é atingir ao menos 95%, com o auxílio de um cadastro de reserva formado por candidatos classificados que não conseguirem vaga direta. “Dessa forma, se houver indeferimento de matrícula ou desistência, teremos um banco de candidatos prontos para convocação, sem a necessidade de múltiplas chamadas no SiSU”, explicou.
O novo vestibular será aplicado em 19 de outubro, com questões objetivas e redação. O resultado final está previsto para 28 de novembro, e o cadastro de reserva será publicado em 3 de dezembro. As matrículas dos aprovados em até seis chamadas ocorrerão entre janeiro e março de 2026.
As inscrições devem ser feitas entre 4 de agosto e 5 de setembro, com isenção da taxa de R$ 130 disponível até 14 de agosto. Dos 74 cursos oferecidos, sete têm modalidades de bacharelado e licenciatura. A maior parte das vagas será concentrada nos câmpus Samambaia e Colemar Natal e Silva, em Goiânia, com outras opções em Aparecida e cidade de Goiás. A modalidade de Educação a Distância (EaD) aparece apenas para o curso de Artes Visuais.
Entre os cursos com mais vagas disponíveis estão Agronomia (70), Medicina (55), Medicina Veterinária (51), Administração, Engenharia Civil e Fisioterapia (45 cada). Direito contará com 90 vagas divididas entre a capital e o interior, enquanto Pedagogia terá o mesmo número, com 20 delas na cidade de Goiás. Outros cursos de alta procura, como Nutrição, Arquitetura e Odontologia, também estão contemplados.
Com a mudança, a UFG se junta a outras universidades federais que adotam modelos mistos de seleção. A Universidade Federal de Tocantins (UFT) passou a ofertar metade das vagas por vestibular em 2024, por meio do Exato. Já as universidades federais do Paraná (UFPR), Santa Catarina (UFSC) e Rio Grande do Sul (UFRGS) também conciliam vestibular e SiSU em seus processos seletivos. A expectativa é que, a partir de 2026, o SiSU da UFG se limite à chamada regular e à lista de espera, reduzindo o número de etapas.
UFG Vestibular Edital Vagas Aparecida de Goiânia Goiânia Cidade de Goiás,