Matérias
Reprodução - Redes Sociais
Morreu nesta sexta-feira, 11, aos 71 anos, o padre César Luis Garcia, pároco da Paróquia Mãe de Misericórdia, no Setor Sul, em Goiânia
Morre em Goiânia o padre César Luis Garcia aos 71 anos
12/07/2025, às 10:09 · Por Redação
Morreu nesta sexta-feira, 11, aos 71 anos, o padre César Luis Garcia, pároco da Paróquia Mãe de Misericórdia, no Setor Sul, em Goiânia. A morte foi confirmada pelas redes sociais da paróquia e pela Arquidiocese de Goiânia. Padre César lutava contra um câncer ósseo na região da bacia. O velório foi iniciado às 7h deste sábado, 12, na igreja onde atuava. A missa de corpo presente está marcada para as 15h, e o sepultamento ocorrerá às 17h, no Cemitério Jardim das Palmeiras.
Ordenado sacerdote em 12 de dezembro de 1984, pelas mãos de Dom Fernando Gomes dos Santos, primeiro arcebispo de Goiânia, padre César teve uma atuação pastoral marcada pela proximidade com os fiéis e pelas ações voltadas às causas sociais. Além do trabalho nas paróquias, também exerceu funções na administração pública. Atuou como secretário de Cultura durante a gestão do ex-prefeito Nion Albernaz e assessor de Relações Internacionais durante a última gestão de Iris Rezende Machado à frente da Prefeitura de Goiânia. No Governo de Goiás, passou pela Controladoria-Geral do Estado.
Em 2014, padre César ganhou notoriedade nacional ao abençoar um casal homoafetivo em uma cerimônia privada, o que levou à sua suspensão temporária do ministério. Ele afirmou, na ocasião, que havia apenas feito uma oração como amigo do casal. A penalidade imposta pela Cúria Metropolitana de Goiânia foi posteriormente revista pelo Tribunal Eclesiástico de Brasília, permitindo seu retorno às funções sacerdotais.
Em 2020, lançou o livro A Vida de Iris Rezende: Uma Trajetória de Lutas e Conquistas, no qual reconstrói a trajetória do ex-governador e ex-prefeito de Goiânia, desde a infância até a consolidação de sua carreira política. Ao longo de sua trajetória, o sacerdote defendeu um cristianismo voltado ao acolhimento, ao diálogo e à dignidade das pessoas.
Luto Padre César Luis Garcia Goiânia Goiás,