P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 02/08/25
Matérias
Divulgação

Projeto inclui novos semáforos, vagas em escama de peixe e ajustes de estacionamento sem transformar via em mão única

Avenida 24 de Outubro terá estacionamento rotativo e mudanças para ampliar fluxo em Campinas

09/07/2025, às 11:24 · Por Redação

A Avenida 24 de Outubro, que corta o Setor Campinas entre os setores Aeroviário e dos Funcionários, passará por alterações ao longo de julho para melhorar o fluxo de veículos na região. O projeto foi apresentado pela Prefeitura de Goiânia nesta terça-feira (8), durante as comemorações dos 215 anos de Campinas, e prevê a implantação de um novo corredor de mobilidade, com estacionamento rotativo pago em vagas no modelo escama de peixe, novos semáforos e ajustes em pontos de parada.

Com 7,2 quilômetros de extensão (ida e volta), o corredor deve ser concluído até 29 de julho, segundo o prefeito Sandro Mabel (UB). Diferentemente de outros corredores implantados pela atual gestão, como o Mutirão/Castelo Branco e o 136/Jamel Cecílio, não haverá retirada total de vagas de estacionamento ao longo da via. A remoção será parcial, com manutenção de vagas em alguns trechos e proibição de parada em pontos de ônibus ou em locais de maior fluxo.

A previsão é que a Avenida 24 de Outubro receba a Área Azul, semelhante ao modelo em vigor na Rua 44 e na região central, para garantir rotatividade e maior oferta de vagas. Segundo a Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), o objetivo é otimizar o tráfego e fortalecer a mobilidade urbana da região, seguindo o Plano Nova Mobilidade. Entre as mudanças previstas estão a retirada do terceiro tempo semafórico e a instalação de novos semáforos.

"Quase em zigue-zague"

A empresária Margareth Maia Sarmento, presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Campinas, relatou que o prefeito apresentou detalhes do projeto à comunidade, enfatizando que o motorista precisará de atenção, pois haverá mudanças ao longo do trajeto. “Ele até comentou que o motorista vai ter que quase andar em zigue-zague, porque as coisas vão mudando ao longo da avenida”, afirmou.

Margareth destacou a importância de manter vagas de estacionamento ao longo da avenida para não prejudicar o comércio local, ponto que foi garantido pela gestão atual. “Muitas vezes não vai agradar todo mundo, mas eu gostei. E tem que ter estacionamento rotativo mesmo, passei lá hoje 7h30 e não tinha vaga nenhuma na avenida”, comentou.

Histórico de projetos engavetados

A transformação da Avenida 24 de Outubro em corredor de mobilidade está prevista no Plano Diretor desde 2007, mantendo-se na lei atual aprovada em 2023. Em 2015, um projeto semelhante previa faixa exclusiva para o transporte coletivo e a retirada total do estacionamento, mas não avançou por falta de recursos. Na gestão passada, de Rogério Cruz (SD), um novo projeto foi elaborado, com previsão de transformar trechos em mão única para aumentar a capacidade de veículos, mas também não saiu do papel.

Desta vez, Margareth acredita que o projeto avançará por ter sido adaptado à realidade do bairro e por manter o estacionamento para atender comerciantes e clientes.

Com o novo corredor, Campinas passará a contar com três eixos de mobilidade: a Avenida Anhanguera, que possui pista exclusiva para o transporte coletivo; a Avenida Castelo Branco, que teve a faixa preferencial flexibilizada para carros e motos; e agora a Avenida 24 de Outubro, que buscará equilibrar o fluxo de veículos com a permanência de vagas de estacionamento, em um modelo que será acompanhado pela comunidade local.


Avenida 24 de Outubro Campinas Prefeitura de Goiânia