Matérias
Reprodução
PSB em Goiás, liderado pelo senador Jorge Kajuru e pelo ex-deputado federal Elias Vaz, caminha para apoiar a candidatura de Daniel Vilela ao governo estadual nas eleições de 2026
PSB de Kajuru e Elias Vaz sinaliza apoio a Daniel Vilela para o governo de Goiás
08/07/2025, às 10:23 · Por Redação
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Goiás, liderado pelo senador Jorge Kajuru e pelo ex-deputado federal Elias Vaz, caminha para apoiar a candidatura de Daniel Vilela (MDB) ao governo estadual nas eleições de 2026. Apesar de manter apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no plano nacional, o partido sinaliza uma permanência na base aliada ao governador Ronaldo Caiado (União Brasil).
A possibilidade de apoio do PSB ao projeto de Daniel reforça a tendência de aliança estadual com o grupo governista. Essa aliança, inclusive, já se manifesta na prática: o PSB apoia oficialmente a candidatura do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (União Brasil), para deputado federal. Elias Vaz, inclusive, assumiu um cargo estratégico no Legislativo goiano para ajudar na articulação.
O xadrez político goiano para o Senado segue indefinido. Tudo dependerá da decisão do PL de lançar ou não candidatura própria ao governo estadual. Caso o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro entre na disputa com um nome como o senador Wilder Morais, o quadro deve se fragmentar, abrindo espaço para múltiplas candidaturas ao Senado dentro da base governista.
Entre os possíveis postulantes à única vaga disponível estão o próprio Kajuru (PSB), Gustavo Mendanha (PSD), Alexandre Baldy (PP), Paulo do Vale (União Brasil) e Vanderlan Cardoso (PSD). Caso Vanderlan entre na disputa, Mendanha tende a recuar. Já numa configuração de aliança entre o PL e o União Brasil, os nomes mais fortes para o Senado seriam Gracinha Caiado e o deputado federal Gustavo Gayer.
Enquanto isso, Jorge Kajuru mantém viva a possibilidade de disputar a reeleição ao Senado ou mesmo tentar uma vaga na Câmara dos Deputados. “O senador está com Lula nacionalmente, mas, no Estado, avalia a permanência na base que ajudou a eleger”, resume um interlocutor próximo ao jornal Opção.
Conversas
Apesar da inclinação atual para o grupo de Daniel Vilela, o PT não desistiu de conquistar o apoio do PSB em Goiás. “De fato, o PSB de Elias Vaz e Kajuru está com a base governista em Goiás desde a eleição anterior. Ainda assim, nós vamos conversar com os integrantes do partido”, declarou uma liderança petista ao jornal Opção. “Caiado e Daniel têm força gravitacional, mas o presidente Lula também tem. Vamos lutar pelo apoio do PSB no Estado”, reforçou.
Em um gesto de aproximação institucional, Elias Vaz chegou a levar Bruno Peixoto para uma reunião com a direção nacional do PT, em Brasília, sinalizando que, apesar das divergências partidárias, o diálogo entre as siglas permanece aberto.
Política Eleições 2026 Daniel Vilela Kajuru Elias Vaz PSB Governo de Goiás,