Matérias
Divulgação
A eleição interna, que mobilizou mais de 6.304 filiados em Goiás, teve como objetivo escolher as lideranças que guiarão a sigla rumo à acirrada eleição geral de 2026
Adriana Accorsi assume PT goiano com desafio de romper o isolamento político
08/07/2025, às 09:56 · Por Redação
A deputada federal Adriana Accorsi (PT) é a nova presidente estadual do Partido dos Trabalhadores em Goiás, eleita com expressivos 95,85% dos votos no Processo de Eleição Direta (PED). A vitória, confirmada na noite desta segunda-feira, 7, coloca Accorsi diante do grande desafio de furar o isolamento político que o PT goiano tem enfrentado nas últimas eleições.
O partido tem demonstrado dificuldades em formar amplas alianças. Em 2022, a chapa encabeçada por Wolmir Amado, mesmo com o apoio do PSB, ficou apenas em quarto lugar na disputa pelo governo, com 6,98% dos votos. Já na eleição municipal de 2024, a falta de estratégia e o isolamento político contribuíram para que Adriana Accorsi ficasse de fora do segundo turno em Goiânia.
A eleição interna, que mobilizou mais de 6.304 filiados em Goiás, teve como objetivo escolher as lideranças que guiarão a sigla rumo à acirrada eleição geral de 2026. Adriana Accorsi, que representa a tendência Articulação (grupo majoritário do PT nacional), contou com o apoio estratégico de diversas tendências e de quase todas as bancadas parlamentares da Câmara e da Alego.
Em coletiva de imprensa, a nova presidente anunciou que a sigla terá uma nova geração no comando e que a principal meta será fortalecer o partido, planejando incrementar a bancada a nível estadual e federal, além de ampliar a presença em todos os municípios. Accorsi também destacou o trabalho de divulgação nas redes sociais para promover as ações do Governo Lula e as propostas do PT.
O vereador Professor Edward Madureira (PT) avalia que a eleição fortalece e unifica a legenda, apesar dos desafios. A tarefa de Adriana Accorsi será transformar essa união interna em capacidade de articulação externa para que o PT consiga um desempenho mais competitivo em 2026.
Adriana Accorsi PT PT Goiás Goiás

