P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 28/11/25
Matérias
Divulgação - Anápolis

Prefeitura de Anápolis convoca pacientes com solicitações antigas para atualizar cadastro e evitar perda de vagas em exames, consultas e cirurgias

Anápolis inicia mutirão para revisar fila com mais de 66 mil pedidos por atendimento

06/07/2025, às 10:06 · Por Redação

A Prefeitura de Anápolis lançou neste sábado, 5, o programa Saúde Agora, mutirão que pretende revisar e atualizar as 66.711 solicitações por exames, consultas e cirurgias ainda pendentes na Regulação Municipal, referentes ao ano de 2023. A ação será realizada ao longo de todo o mês de julho, com atendimentos preferencialmente aos sábados, no antigo Hospital Municipal Jamel Cecílio.

A força-tarefa tem como objetivo principal localizar pacientes que permanecem na fila do sistema, mas que, em muitos casos, já buscaram atendimento na rede particular ou mudaram de endereço e telefone, impossibilitando o contato por parte da Prefeitura.

“Estamos com uma fila extensa de exames, consultas e cirurgias, mas enfrentando dificuldades para localizar os pacientes. Pedimos que todos com solicitações na Regulação até 2023 compareçam à nossa ação para atualizar os dados”, explicou a diretora do Complexo Regulador, Alyne Milanio.

De acordo com o município, além de comprometer o planejamento, a desatualização dos cadastros contribui para o não preenchimento das vagas liberadas, agravando o problema. Há ainda casos em que o paciente, mesmo confirmado para atendimento, não comparece no dia marcado, ampliando o tempo de espera de outros usuários.

Durante o Saúde Agora, profissionais de saúde voluntários também prestarão atendimento no local. A estrutura montada contará ainda com uma van de vacinação, com imunizantes contra doenças como hepatite B, influenza, dengue, HPV, tríplice viral, tétano e difteria (dT), além de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.

Articulação por melhorias
Na tentativa de fortalecer o sistema municipal de saúde, o prefeito Márcio Corrêa (PL) se reuniu no fim de abril com o secretário estadual de Saúde, Rasível dos Reis Santos Júnior. O encontro discutiu soluções para os gargalos da rede, especialmente no Hospital de Urgências de Anápolis (HUANA), que opera no limite da capacidade.

“O objetivo é encontrar soluções práticas para melhorar o atendimento à população, principalmente no que diz respeito à urgência e emergência”, disse o prefeito, que defendeu a ampliação de leitos, a redução do tempo de espera e a reformulação do sistema de regulação.

O secretário Rasível reafirmou o compromisso do Governo de Goiás com o município. “Estamos integrando esforços para garantir um atendimento eficaz, especialmente nas áreas de urgência, como trauma, infarto, AVC e sepse. O objetivo é salvar vidas e reduzir mortes evitáveis”, afirmou.


Gestão Saúde Anápolis Saúde Agora Goiás,