P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 28/11/25
Matérias
Divulgação

A tecnologia faz a medição automática e contínua dos níveis de glicose no sangue

Aparecida reduz internações de crianças com diabetes tipo 1 com uso de sensores gratuitos

04/07/2025, às 15:24 · Por Redação

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia conseguiu reduzir internações de crianças com diabetes tipo 1 por meio do Programa Viver Mais Feliz, que disponibiliza sensores de glicemia gratuitos para crianças e adolescentes entre 4 e 14 anos na rede municipal de saúde.


A tecnologia, que faz a medição automática e contínua dos níveis de glicose no sangue, facilita o controle da doença e ajuda a evitar complicações graves, como a cetoacidose diabética, principal causa de internações em crianças com diabetes tipo 1.


De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 125 crianças atendidas no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) já utilizam os sensores, que permitem um monitoramento remoto por profissionais de saúde. A leitura é simples e indolor: basta aproximar o leitor da pele para checar os níveis de glicose, evitando múltiplas picadas diárias nos dedos.


Para o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, a iniciativa vai além do cuidado clínico.


“Cada vez que evitamos internações graves e as picadas de agulha por meio do controle glicêmico, estamos preservando infâncias e salvando vidas. A tecnologia é uma aliada poderosa nessa missão.”


Prevenção e economia ao sistema de saúde

Dados do Ministério da Saúde mostram que, entre 2019 e 2023, o SUS gastou mais de R$ 200 milhões com internações de crianças e adolescentes de até 19 anos por complicações do diabetes tipo 1 e 2. A maioria desses casos poderia ser evitada com um controle adequado da glicemia, segundo especialistas.


“Essas internações prolongadas aumentam os custos do sistema de saúde e podem ser prevenidas. Prevenir é mais eficiente do ponto de vista clínico e econômico”, explica a endocrinopediatra Jéssica França, do HMAP.


A médica destaca que o sensor de glicemia permite um controle mais seguro da doença ao informar os níveis de glicose em tempo real, além de indicar se estão subindo, caindo ou estáveis, ajudando a evitar crises de hipo ou hiperglicemia.


Atenção aos sinais

Jéssica alerta que o diabetes tipo 1 pode surgir de forma repentina e que os pais devem ficar atentos a sintomas como sede excessiva, urina frequente, perda de peso sem explicação, cansaço, irritabilidade, fome intensa com emagrecimento, infecções recorrentes e visão turva.


“O diabetes tipo 1 não está relacionado a obesidade ou alimentação inadequada, mas manter uma rotina saudável, com alimentação equilibrada e atividades físicas, ajuda muito no controle da doença”, ressalta.


Diabetes Prefeitura de Aparecida