Poder Goiás


Goiânia, 02/07/25
Matérias
Divulgação

Empresas para fazer o monitoramento ambiental e geotécnico, tratamento de chorume e beneficiamento de resíduos da construção

Prefeitura de Goiânia contratará empresa para atuar no aterro sanitário

01/07/2025, às 11:01 · Por Redação

Em meio ao embate com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) sobre a situação do Aterro Sanitário de Goiânia , a Prefeitura anunciou que vai realizar contratações de empresas para atuarem como terceirizadas no empreendimento.

O prefeito Sandro Mabel (UB), ao participar do evento de lançamento do Movimento Reciclar (leia na matéria abaixo), afirmou que serão contratadas empresas que atuam no monitoramento ambiental e geotécnico, além de outra para fazer o tratamento do chorume e ainda uma terceira contratação para o beneficiamento dos resíduos da construção civil.

O caso mais urgente é o de monitoramento ambiental e geotécnico, já que um relatório da Semad, divulgado semana passada, apontou risco de desabamento devido a problemas estruturais, falta de controle de gases e falhas na impermeabilização no Aterro Sanitário. O documento afirmou ainda que o local opera sem sistemas adequados de controle de gases, como metano, e sem acompanhamento. Na mesma semana, o MP-GO ajuizou ação de execução no valor de R$ 45,13 milhões pelos danos ambientais causados pela operação irregular do aterro, desde 2011, e multas por descumprimento do termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado em 2020 e renovado em 2024.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) fará contratação emergencial, com acompanhamento do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO), para o serviço de monitoramento ambiental e geotécnico do Aterro Sanitário . "A medida tem o objetivo de sanar qualquer dúvida referente à segurança do local e garantir tranquilidade à população", informa a pasta.


Aterro Sanitário Prefeitura de Goiânia
P U B L I C I D A D E