P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 27/07/25
Matérias
Divulgação

Unidade da Livraria Leitura inaugurada em Goiânia em 2024

Goiânia tem o menor índice de leitura entre as capitais brasileiras, aponta pesquisa

01/07/2025, às 09:05 · Por Redação

Goiânia ocupa a última posição no ranking de leitura entre as capitais brasileiras, segundo a 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro, em parceria com a Fundação Itaú e o Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec). Apenas 40% dos moradores da capital goiana declararam ter lido ao menos um livro — impresso ou digital — nos três meses anteriores à entrevista.

O estudo foi conduzido entre abril e julho de 2024 e ouviu 5.504 pessoas em 208 municípios. Para efeito da pesquisa, considera-se leitor quem leu total ou parcialmente pelo menos um livro no período avaliado.

Entre as capitais com os maiores índices de leitura, João Pessoa (PB) lidera com 64%, seguida por Curitiba (63%) e Manaus (62%). Belém (61%), Teresina e São Luís (ambas com 59%) também apresentam bom desempenho, refletindo o impacto de ações culturais locais, redes escolares atuantes e eventos literários.

Outras capitais, como São Paulo (60%), Aracaju (58%), Salvador (57%) e Florianópolis (56%), também mantêm percentuais acima da média nacional, que gira em torno de 50%. No centro da tabela, aparecem Porto Alegre (54%), Rio de Janeiro (53%) e Brasília (52%).

Na parte inferior do ranking, ao lado de Goiânia, estão capitais como Campo Grande (49%), Cuiabá (48%), Belo Horizonte (48%), Natal (47%), Palmas (44%) e Vitória (43%). Boa Vista (42%), Porto Velho, Macapá e Rio Branco (todas com 41%) também registram índices baixos. Segundo o levantamento, os baixos percentuais nessas localidades estão ligados à escassez de bibliotecas públicas, à ausência de políticas públicas contínuas e à desigualdade de acesso a livros.


Pesquisa Índice de Leitura Goiânia Goiás,
P U B L I C I D A D E