Poder Goiás


Goiânia, 04/07/25
Matérias
Reprodução

Categoria aguarda nova audiência marcada para segunda-feira; paralisação pode ocorrer em 1º de julho caso não haja acordo

Greve do transporte coletivo em Goiânia é suspensa após mediação no TRT

27/06/2025, às 10:02 · Por Redação

A greve dos trabalhadores do transporte coletivo da região metropolitana de Goiânia foi suspensa nesta quinta-feira, 26, após audiência de mediação realizada no Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-GO). A paralisação, que havia sido anunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo (Sindicoletivo), foi adiada a pedido da própria Justiça do Trabalho.

De acordo com o advogado Nábson Santana, que representa o sindicato, não houve consenso durante a reunião com o tribunal. “Infelizmente, nós não chegamos a um acordo junto à Justiça do Trabalho. Mas, a pedido da Justiça do Trabalho, a greve foi suspensa e uma nova audiência foi marcada para a próxima segunda-feira”, afirmou. Com isso, os motoristas e cobradores devem manter a operação normal dos serviços nesta sexta-feira, 27.

Caso a nova rodada de negociações não avance, a paralisação poderá ser retomada à meia-noite da próxima terça-feira, 1º de julho. “Se não tiver acordo, vamos dar continuidade”, declarou o advogado ao portal Mais Goiás.

Durante a audiência, o Ministério Público do Trabalho e o TRT sugeriram que as empresas ofereçam reajuste de pelo menos 7,5% nos salários. Segundo Nábson, as concessionárias demonstraram resistência à proposta, mas sinalizaram que discutirão internamente e com representantes do poder público. “Eles estão relutantes, mas disseram que vão discutir com as empresas e o poder público para tentar chegar pelo menos a esse patamar”, disse.

Até o momento, a proposta apresentada pelas empresas é de reajuste de 5,36%, sendo 4,86% relativos à reposição inflacionária e 0,5% de ganho real. A categoria reivindica aumento de 10% nos salários e de 15% no vale-alimentação. O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Goiânia (SET) confirmou a participação nas reuniões desta quinta-feira e informou que a próxima rodada de negociação ocorrerá na segunda-feira, 1º.


Greve Transporte Coletivo Região Metropolitana TRT Goiás,
P U B L I C I D A D E