Matérias
Divulgação
A possibilidade ganha força em meio a incertezas sobre o apoio do União Brasil e a busca por uma via de centro
Solidariedade e PRD estendem tapete para Caiado na corrida presidencial
26/06/2025, às 10:56 · Por Redação
A recém-oficializada federação entre Solidariedade e PRD pode se tornar uma nova porta para a pré-candidatura presidencial do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB). A possibilidade ganha força em meio a incertezas sobre o apoio do União Brasil e a busca por uma via de centro no cenário político nacional.
Em entrevista à coluna Giro do Diário da Manhã nesta quinta-feira, 26, a deputada federal e presidente do PRD em Goiás, Magda Mofatto (PRD), confirmou que há espaço para Caiado na nova federação. "Claro que tem. É legítimo que se pretenda ter espaço, seja para uma candidatura à presidência da República ou qualquer outra candidatura. Vamos ver, com o andar da carruagem, as possibilidades que surgem. Como sempre se fala em política, muita água ainda vai passar por baixo da ponte", declarou Mofatto.
A nova federação Solidariedade/PRD estaria disposta a oferecer uma legenda para Caiado concorrer à Presidência, caso sua pré-candidatura pelo União Brasil não se concretize. O UB, que fará uma federação com o PP, teria prometido apoio a Caiado se ele atingir dois dígitos nas pesquisas. No entanto, há receios de que a direção do partido possa rifá-lo em favor de um nome apadrinhado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), visando uma vaga de vice na chapa bolsonarista.
Paulinho da Força, presidente do Solidariedade e futuro vice-presidente da nova federação, tem sido um defensor da candidatura de Caiado. Ele foi o único comandante partidário presente no lançamento da pré-candidatura de Caiado, realizado em abril na Bahia, e mantém conversas semanais com o governador.
Em seu discurso no ato de lançamento da federação, Paulinho da Força destacou a proposta de construir uma candidatura de centro: "Nós estamos trabalhando para construir uma candidatura ao centro. Vamos trabalhar contra extremos, contra candidaturas da direita e também contra candidaturas da esquerda".
O comando da nova federação ficará a cargo de Ovasco Resende, atual presidente do PRD. A movimentação foi celebrada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que vê na federação um potencial para trazer discussões relevantes para as eleições de 2026.
Até o momento, o governador Ronaldo Caiado não se manifestou sobre a possibilidade e tem evitado declarações diretas sobre o assunto, observando o cenário.
PRD Solidariedade Goiás Ronaldo Caiado União Brasil Magda Mofatto

