Matérias
Jackson Rodrigues
Convênio vai permitir que os contribuintes revisem os valores do imposto por meio de um aplicativo
Prefeitura de Goiânia e CEIA-UFG desenvolvem IA para auxiliar cobrança de IPTU
16/06/2025, às 16:00 · Por Redação
O Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) da Universidade Federal de Goiás (UFG) está desenvolvendo um projeto, a partir de um convênio com a Prefeitura de Goiânia, que vai auxiliar com informações mais precisas sobre o crescimento da cidade e na cobrança do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana). O projeto será finalizado em abril de 2026, ainda sem data definida para implementação.
O Coordenador de Projetos do CEIA-UFG, Sávio Salvarino Teles de Oliveira, disse ao Jornal Diário de Goiás, que está à frente do projeto “Dinamismo do Município de Goiânia”, detalhou que a ferramenta tem objetivo de entender como está o crescimento do município e de que forma está se dando essa expansão. A intenção é utilizar as informações coletadas na ferramenta para a gestão de políticas públicas e otimização de questões ligadas à cobrança do IPTU.
“Está na fase de desenvolvimento. Já estamos fazendo alguns protótipos. Já temos algumas visualizações de Goiânia, para onde ela está crescendo, usando imagens de satélite, então, dá para ver exatamente as áreas e o dinamismo, que a gente chama, de Goiânia”, descreveu Sávio.
Benefícios da ferramenta
Segundo ele, além de demonstrar as áreas de expansão e maior adensamento da cidade, o projeto vai desenvolver ainda uma aplicação voltada especialmente para o contribuinte, o que promete otimizar a cobrança do imposto. “Você paga o IPTU por onde você mora e pela qualidade da sua casa. De acordo com o padrão da sua casa, a faixa de IPTU muda. O que a gente está fazendo com a Prefeitura é dar opção para o contribuinte poder revisar o IPTU dele se ele achar que está errado”, relata.
Sávio explica que tudo poderá ser feito utilizando um aplicativo, em que o contribuinte enviará imagens da residência e comprovará os dados de edificação para a revisão do imposto. “Às vezes, ele está pagando mais IPTU do que deveria estar pagando, e ele vai poder entrar na Prefeitura com a revisão. O bacana é que o contribuinte vai poder tirar a foto da casa dele com o celular mesmo e mandar no aplicativo. O aplicativo vai ser feito pela Prefeitura e já vai fazer essa identificação de forma automática”, elucida.
O coordenador enfatiza que a IA vai permitir maior dinamismo e agilidade nesse processo, que hoje é feito por auditoria. A iniciativa prevê ainda um entendimento mais profundo e embasado sobre o crescimento da cidade. “Goiânia vai poder se preparar melhor para esse crescimento”, reforça.
Auxílio à modernização
A ideia do projeto surgiu ainda na gestão anterior, de Rogério Cruz, em 2023, mesmo ano em que entrou em vigor o novo Plano Diretor de Goiânia (PDG). O PDG estabelece novas diretrizes para o desenvolvimento urbano da cidade, com objetivo de promover um crescimento mais ordenado e equilibrado.
“Em 2023, começamos a falar do projeto, e ele iniciou ano passado, após ter passado por todo o processo burocrático, foi quase um ano. Foi a Prefeitura que trouxe esse desafio que ela tem de entender a dinamismo de Goiânia, de atender a população e colocar um valor mais justo do IPTU”, revela o coordenador da CEIA ao confirmar que a iniciativa partiu da Prefeitura.
De acordo com Sávio, o projeto finalizará em abril de 2026, na gestão de Sandro Mabel. Por estar em fase de desenvolvimento, ainda não há um valor de custo total que a medida geraria aos cofres do município.
Prefeitura de Goiânia CEIA-UFG IA IPTU