Poder Goiás


Goiânia, 02/07/25
Matérias
Divulgação

O Monitor de Queimadas do governo estadual indica que todas as regiões de Goiás já apresentam alto risco de incêndio

Goiás registra 5 focos de incêndio por dia em maio e se prepara para período crítico

16/06/2025, às 11:36 · Por Redação

O mês de maio marcou o início da estiagem em Goiás com um aumento significativo nos focos de incêndio. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o estado registrou 151 ocorrências no mês, uma média de cinco focos por dia, número três vezes maior que os 45 episódios de abril.

O crescimento, apesar de inferior aos 230 focos de maio de 2024, preocupa as autoridades, que já se preparam para o período mais crítico da seca, esperado entre agosto e setembro.

O Monitor de Queimadas do governo estadual indica que todas as regiões de Goiás já apresentam alto risco de incêndio. Somente até a última segunda-feira, 9, 51 novos focos foram registrados, concentrados principalmente nas regiões Norte e Noroeste, em cidades como Cavalcante, Alto Paraíso de Goiás, Porangatu e Mimoso de Goiás, além de Mineiros, no Sudoeste.

André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), alerta que não é hora de baixar a guarda, mesmo com um volume maior de chuvas nos meses finais do período chuvoso, influenciado pelo fenômeno La Niña. Essas chuvas, embora melhorem a umidade e temperatura a curto prazo, podem aumentar o material combustível, representando um desafio para o combate às queimadas a longo prazo.

Queimadas Clima Tempo Meio Ambiente
P U B L I C I D A D E