Matérias
Divulgação - Secom Goiânia
Goiânia tem 37,52% de cobertura vacinal, que leva em conta percentual de imunização de idosos, gestantes e crianças
Goiânia registra baixa adesão à vacinação contra Influenza
13/06/2025, às 10:30 · Por Redação
A Prefeitura de Goiânia vacinou 305.086 pessoas contra a Influenza até a última quarta-feira, 11. O número representa 37,52% de cobertura vacinal da capital, índice inferior à meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que prevê alcançar 90% do público-alvo até o fim do ano.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apesar de o percentual estar acima da média nacional e estadual, a procura ainda é considerada baixa. O secretário Luiz Pellizzer afirmou que é necessário ampliar o alcance da campanha, principalmente entre os grupos mais vulneráveis.
Goiânia conta com 62 salas de vacinação abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em todas as regiões da cidade. Os endereços podem ser consultados no site da Prefeitura.
A SMS alerta também sobre a disseminação de informações falsas relacionadas à vacina. O médico Frank Cardoso esclarece que o imunizante não provoca gripe, pois é produzido com o vírus inativado. Ele ressalta que a vacina reduz o risco de agravamento da doença, hospitalizações e mortes.
“A proteção oferecida cobre as cepas mais prevalentes e impede a evolução para quadros graves”, disse o médico.
O imunizante é seguro para todas as faixas etárias e pode ser administrado com outras vacinas do calendário regular. Segundo o secretário, a única contraindicação é para pessoas com alergia à proteína do ovo.
A campanha permanece ativa em todas as regiões de Goiânia. A lista completa com os locais de vacinação está disponível em: goiania.go.gov.br/vacinacao-h1n1.
Saúde Vacinação Gripe Influenza SMS Goiânia Goiânia Goiás,

