Matérias
Divulgação
vereadora Kátia (PT) na 3ª Expedição Rio Meia Ponte
Goianos se preparam para debater clima na COP 30
09/06/2025, às 10:49 · Por Redação
Goianos de diversas frentes – da sociedade civil a pesquisadores e gestores públicos – estão se preparando para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em Belém, no Pará, marcando a primeira edição do evento no Brasil. Até novembro, uma comitiva de Goiás se reunirá na capital paraense para debater a crise climática e as medidas para mitigar seus impactos. A informação é do jornal O Popular.
A COP 30, que deve reunir representantes de mais de 190 países, terá três espaços principais: a Zona Azul (negociações oficiais da ONU), a Zona Verde (aberta ao público) e eventos paralelos.
Embaixadores do Rio Meia Ponte e Justiça Hídrica: Um dos grupos que partirá de Goiás é composto por embaixadores do Rio Meia Ponte. O Instituto EcomAmor, responsável pelo programa "Abrace o Meia Ponte" da vereadora Kátia Maria (PT), formará 15 novos embaixadores este ano, que se juntarão a 20 já formados em 2024. Uma caravana de 10 embaixadores será montada para levar as vozes das comunidades vulneráveis à COP 30, discutindo justiça hídrica e adaptação urbana em Goiás. A vereadora Kátia Maria destinou R$ 150 mil em emenda impositiva para custear a ida da caravana.
Bambu como Solução Sustentável: Pesquisadores da Universidade Estadual de Goiás (UEG), liderados pela professora Anelizabete Teixeira, presidente da Rede Brasileira de Bambu (RBB), apresentarão na COP 30 a utilização do bambu como matéria-prima sustentável na construção civil. Eles pretendem realizar um webinário ao vivo de dentro do evento e lutar por um estande para mostrar as diversas aplicabilidades do bambu, que é a planta que mais resgata CO2 do meio ambiente.
Centro de Excelência e Educação Ambiental: O professor Manuel Ferreira, do Instituto de Estudos Socioambientais da UFG, aguarda a definição de sua participação, mas deve integrar a comitiva do governo estadual para apresentar o Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado (Cempa-Cerrado). Outra possibilidade é ele se juntar à equipe da vereadora Kátia Maria para discutir os trabalhos de monitoramento e restauração na bacia do Rio Meia Ponte, com foco em educação ambiental.
Pré-COP em Goiás e Documento "Goiás como Provedor de Soluções Climáticas": A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) também está se articulando para a COP 30. Recentemente, promoveu painéis pré-COP durante a Semana do Meio Ambiente para coletar informações sobre riscos e soluções climáticas relacionadas ao agronegócio, uso do solo, indústria e energia em Goiás.
Com base nesses debates, a Semad elaborará o documento "Goiás como provedor de soluções climáticas", que será levado à COP. A Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), que Goiás coordena a CT Clima, conseguiu um espaço na COP 30 para a "Casa de Biodiversidade e Clima", onde os estados apresentarão seus projetos na pauta ambiental.
Rio Meia Ponte Meio Ambiente Goiânia Goiás COP-30