Poder Goiás


Goiânia, 02/07/25
Matérias
Divulgação - Secom Goiás

Ala infantil já está concluída e receberá os primeiros pacientes nesta segunda-feira, 9

Cora inicia atendimentos na próxima segunda com foco em pacientes pediátricos

07/06/2025, às 08:44 · Por Redação

O Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), construído em Goiânia, dará início aos atendimentos na próxima segunda-feira, 9, após 16 meses de obras. A primeira etapa será dedicada a pacientes pediátricos: quatro crianças devem passar por consultas ambulatoriais, enquanto outras seis iniciarão tratamento oncológico. Todos estavam sendo atendidos no Hospital do Amor, em Barretos (SP), e serão transferidos para Goiás. Inicialmente, nenhum dos dez pacientes, a princípio, ficará internado.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Rasível dos Reis, a estrutura está pronta para receber procedimentos complexos, como cirurgias e infusões de quimioterapia. "Toda a parte assistencial do hospital está pronta e agora vamos receber progressivamente os pacientes que estão fora do estado para fazer esse acompanhamento aqui", afirma. Ele ressalta, no entanto, que a operação será ampliada "modularmente".

A inauguração oficial do Cora ainda não tem data definida, mas a expectativa é que ocorra em cerca de 45 dias, após decisão do governador Ronaldo Caiado (UB). Nos últimos dias, os esforços se concentraram na conclusão do acesso viário, que liga a BR-060 à entrada principal da unidade, além do paisagismo da fachada.

Administrado pela Fundação Pio XII — a mesma que comanda o Hospital do Amor —, o Cora tem contrato de construção e gestão com valor atualizado de R$ 2,58 bilhões para um período de 12 anos. O montante inclui R$ 5 milhões mensais para custeio, além das futuras obras das alas de atendimento adulto e de prevenção ao câncer.


Saúde SES Cora Paciente Ronaldo Caiado Goiânia Goiás,
P U B L I C I D A D E