Poder Goiás


Goiânia, 02/07/25
Matérias
Divulgação

Operação Zero Tráfico prende infratores e acolhe moradores de rua da capital

Mabel separa ações voltadas a infratores de pessoas em situação de rua

06/06/2025, às 10:58 · Por Redação

Após os incidentes envolvendo pessoas em situação de rua, em Goiânia, que culminaram em incêndio no Ginásio de Campinas, o prefeito Sandro Mabel determinou ação para conter os infratores e prestar acolhimentos aos moradores de rua. O prefeito determinou à Guarda Civil Metropolitana (GCM) que desenvolvesse a ação, denominada de Operação Zero Tráfico.

A atuação combina medidas sociais e ações firmes contra práticas criminosas e, na última quarta-feira (4), já resultou na prisão de quatro pessoas em pontos da Região Central, incluindo a Praça do Trabalhador e a Rua 7. Entre os detidos, está um foragido da Justiça que utilizava tornozeleira eletrônica, suspeito de realizar o aliciamento de pessoas em situação de vulnerabilidade para o tráfico de drogas.

A operação também contou com o apoio do Grupo de Operações com Cães (GOC K9), que identificou esconderijos usados para acondicionar entorpecentes.“Nosso foco é acolher quem precisa e agir com rigor diante de quem insiste em desrespeitar a lei”, afirmou o comandante da GCM, Gustavo Toledo.

A Prefeitura estima que mais de 2,5 mil pessoas estejam em situação de rua em Goiânia. Desse total, mais de 400 já receberam algum tipo de atendimento, incluindo acolhimento em abrigos, com alimentação, ou por meio de programas de reinserção social, como encaminhamento para oportunidades de trabalho, com oferta de vagas na construção civil, ou retorno às cidades de origem.

Além das ações de contenção dos infratores flagrados em práticas criminosas, a intenção é levar acolhimento social e segurança pública. De acordo com Mabel, as pessoas em situação de rua serão encaminhadas para as casas de acolhida municipais e comunidades terapêuticas para receberem os devidos cuidados.

“Não vamos desistir de recuperar vidas. Vamos continuar com o trabalho sério de atendimento às pessoas em situação de rua, tratando caso a caso e encaminhando quem precisa para comunidades terapêuticas. Mas também é preciso agir com firmeza diante dos casos que oferecem risco à população”, frisou o prefeito Sandro Mabel.

A ação está sendo desenvolvida de forma integrada entre as forças de segurança e as equipes de assistência social. O plano inclui o mapeamento do perfil das pessoas em situação de rua para compreender suas histórias e necessidades.


Sandro Mabel Vulnerabilidade Drogas
P U B L I C I D A D E