Matérias
Divulgação
Semad adere ao Juntos pelo Araguaia
Goiás reduz desmatamento em 72%, diz Caiado na Semana do Meio Ambiente
05/06/2025, às 15:47 · Por Redação
O governador Ronaldo Caiado (UB) abriu a programação da Semana do Meio Ambiente, realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). O evento aborda o tema “Conciliando Pessoas e Natureza”. No evento, Caiado lançou o projeto “Agro Sustentável”, com foco na recuperação e sustentabilidade ambiental da bacia do Alto Rio Meia Ponte.
“Goiás é hoje referência nacional em gestão ambiental, com ações concretas que preservam nossas nascentes e promovem o desenvolvimento sustentável”, disse em discurso. Caiado também mencionou que o Estado reduziu o desmatamento em 72% em 2024, na comparação com o ano anterior.
Já a titular da Semad, Andréa Vulcanis, assinou termo de adesão ao Juntos pelo Araguaia, maior programa de revitalização de bacias hidrográficas em curso no Brasil, alcançando os municípios de Amorinópolis, Aragarças, Arenópolis, Baliza, Bom Jardim, Caiapônia, Diorama, Doverlândia, Iporá, Ivolândia, Mineiros, Montes Claros, Palestina de Goiás, Piranhas, Portelândia e Santa Rita do Araguaia.
“Hoje celebramos conquistas grandiosas. Conseguimos reerguer a Secretaria do Meio Ambiente com estrutura, orçamento e capacidade de entrega. O Juntos pelo Araguaia já é premiado internacionalmente e mostramos que é possível implantar 48 políticas públicas ambientais com seriedade e responsabilidade”, afirmou.
Ao aderir o programa, empresas firmam compromisso de investimento na recomposição da vegetação nativa associada à adoção de práticas de conservação de solo e água.
Para o presidente do Sistema Faeg, José Mário Schreiner, é possível afirmar que o diálogo entre os setores produtivo e ambiental é uma realidade hoje em Goiás. “Houve tempos difíceis, mas agora trabalhamos juntos por um mesmo objetivo: produzir com responsabilidade e preservar nossas riquezas naturais. Isso só foi possível com a liderança firme do governador Caiado e o trabalho técnico da Semad”, declarou ele.
Semad Governo de Goiás Meio-Ambiente