Matérias
Divulgação
Novas exigências são embasadas no argumento de regulamentação atual
Lavadores de carro precisam utilizar detergente biodegradável em Goiânia
05/06/2025, às 15:40 · Por Redação
Os critérios para obter a licença municipal de lavador autônomo de carros em Goiânia ficaram mais rígidos. Decreto assinado e publicado pelo prefeito Sandro Mabel nesta quarta-feira, 4, inclui uma série de novas regras no Código de Posturas de 2024 para esse tipo de trabalhador, que incluem desde a obrigatoriedade do uso de detergentes biodegradáveis até à execução da lavagem do veículo exclusivamente em área pavimentada.
As novas exigências são embasadas no argumento de que a regulamentação atual precisava “ser melhor detalhada para estabelecer critérios e procedimentos para viabilizar a autorização da atividade” do lavador de carros. Segundo o decreto, elas foram elaboradas em conjunto pelas secretarias de Planejamento e Urbanismo, da Eficiência, da Engenharia de Trânsito e pela Agência Municipal do Meio Ambiente, a Amma.
A partir de agora, para conseguir autorização o lavador precisará usar detergentes biodegradáveis, restringir a lavagem à carenagem do carro, “vedado o manuseio do motor e da área interna”, fazer a limpeza do carro exclusivamente em área pavimentada e em praças que possuam recuo de estacionamento pavimentado.
O autônomo que for flagrado usando produtos que não sejam biodegradáveis, inclusive, perderá a autorização para o exercício da atividade.
Ainda conforme o decreto, nos casos de praça pública não dividida pelo sistema viário e que haja lavadores de carro dos dois lados da praça, os órgãos ou entidades municipais deverão deliberar, em conjunto, “sobre qual lado da praça deverá ser delimitado para o exercício da atividade”.
No final da manhã de hoje, o prefeito Sandro Mabel divulgou um vídeo no qual aparece na Praça Tamandaré conversando com alguns dos trabalhadores autônomos da região sobre a questão do descarte de lixo. “Colocando em ordem o lixo aqui na Praça Tamandaré. Se todos ajudarem, nós iremos deixar a cidade limpa”.
Fontes ouvidos pela reportagem dão conta que, na ocasião, Mabel teria adiantado a alguns lavadores que estavam no local que novas regras seriam publicadas.
Lavadores de Carro Regras Prefeitura de Goiânia