Poder Goiás


Goiânia, 01/07/25
Matérias
Divulgação

Nacionalmente, a desaprovação ao governo Lula atingiu 57% dos eleitores brasileiros

Lula piora aprovação no Centro-Oeste/Norte, aponta Quaest

04/06/2025, às 10:49 · Por Redação

A mais recente pesquisa Quaest indica uma leve oscilação negativa na aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas regiões Centro-Oeste e Norte. Juntas, essas duas importantes áreas do país registraram um cenário desafiador para o Palácio do Planalto.

De acordo com o levantamento, a desaprovação do governo nas regiões Centro-Oeste e Norte atingiu 55%, um aumento em relação aos 52% registrados na pesquisa anterior. Paralelamente, a aprovação do presidente Lula caiu para 42%, ante os 44% anteriores. A margem de erro para este segmento da pesquisa é de 8 pontos percentuais para mais ou para menos.

Esse resultado contrasta com o desempenho do presidente em outras regiões. No Nordeste, Lula mostrou uma recuperação, com 54% de aprovação e 44% de desaprovação, revertendo um cenário de empate técnico anterior. Já no Sudeste, o governo registrou seus piores índices, com a desaprovação chegando a 64% e a aprovação caindo para 32%. Na região Sul, a desaprovação oscilou para 62%, enquanto a aprovação foi de 37%.

A oscilação no Centro-Oeste e Norte sugere que, apesar de não ser o pior resultado do país, o governo enfrenta desafios para consolidar sua popularidade nessas áreas, que possuem características socioeconômicas e políticas diversas. A análise dos fatores que levam a essa variação será crucial para a estratégia política do governo nos próximos meses.

Nacionalmente, a desaprovação ao governo Lula atingiu 57% dos eleitores brasileiros, segundo a nova pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira, 4. O índice é o mais alto desde o início do atual mandato. Já a aprovação caiu para 40%, também o menor nível registrado até agora. Ambas as variações ocorreram dentro da margem de erro.


Lula PT Governo Federal Pesquisa Quaest
P U B L I C I D A D E