Matérias
Reprodução - G1 Goiás
Jornalista goiana Lilia Teles relembra trajetória inspiradora de José Ubaldo Teles, que morreu aos 90 anos após uma vida marcada por superação e serviço público
Lilia Teles emociona ao se despedir do pai: “A dor é do tamanho do orgulho que tenho de ser filha”
04/06/2025, às 10:07 · Por Redação
A jornalista goiana Lilia Maria Teles emocionou seguidores ao prestar uma homenagem comovente ao pai, José Ubaldo Teles, que faleceu aos 90 anos. Em uma publicação nas redes sociais, ela escreveu: “A quantidade de dor é proporcional ao orgulho que tenho de ser filha”. A despedida, carregada de afeto e admiração, também relembra a história de vida do pai, que saiu da roça para se tornar uma das principais referências em saneamento no país.
“Nós somos sete filhos feitos do amor de um pai e uma mãe que deram a vida pela família. E nós somos muito gratos por isso”, destacou Lilia, ao narrar como o pai, então agricultor, decidiu mudar de rumo e ingressou na faculdade de Engenharia Civil mesmo já com seis filhos. Formado, José Ubaldo seguiu carreira como professor e servidor do IBGE, e levou toda a família a São Paulo para cursar uma pós-graduação em Engenharia Sanitária na USP.
“Era uma época em que o Brasil mal sabia onde ficava Goiás. Os colegas aprenderam rápido, assim que aquele goiano desconhecido começou a tirar nota 10 em todas as provas”, relembrou a jornalista.
A trajetória de José Ubaldo incluiu passagens importantes pelo serviço público. Ele presidiu a Saneago em dois mandatos e foi responsável por levar água tratada a grande parte do estado. Reconhecido internacionalmente, foi convidado pela Rainha da Inglaterra a conhecer o sistema europeu de abastecimento. “Ele se orgulhava muito de ter ajudado a melhorar a saúde dos goianos”, escreveu Lilia.
A jornalista encerrou a homenagem relembrando o aniversário recente do pai e a presença constante de amor na vida da família. “Vá em paz, meu pai! O senhor ensinou e a gente aprendeu que a vida vale a pena, se for vivida com determinação. Dá um beijo na minha mãe e diz que a gente morre de saudades dela”.
Trajetória de Lilia
Nascida em Goiânia, em 1961, filha de José e da dona de casa Iraci Teles da Cruz, Lilia seguiu os passos de superação dos pais. Formou-se em Direito, fez pós em Direito Agrário e também concluiu Educação Física antes de realizar o sonho de ser jornalista. Ingressou oficialmente na TV Globo em 1997, atuou como correspondente em Nova York e se consagrou como repórter especial, com mais de três décadas de carreira.
Homenagem Jornalista Goiana Lilia Teles Pai José Ubaldo Teles Goiás,