Poder Goiás


Goiânia, 02/07/25
Matérias
Divulgação

Prefeitura e sindicato promovem seminário para fortalecer setor de pit-dogs em Goiânia: evento debateu regras de funcionamento, higiene, segurança alimentar e regularização

Seminário fortalece setor de pit-dogs ao acertar diálogo entre Prefeitura de Goiânia e sindicato da categoria

04/06/2025, às 09:30 · Por Redação

A Prefeitura de Goiânia e o Sindipitdog realizaram, nesta terça-feira (3/6), o Seminário Pit-Dog, com foco na valorização e formalização do setor. O encontro foi realizado na sede da Fecomércio Goiás e reuniu autoridades e empreendedores para discutir legislação, boas práticas e desafios da categoria.

O evento abordou temas como regras para funcionamento e localização dos estabelecimentos, processos de autorização e renovação de licenças, diferenças entre vistorias e fiscalizações, além do uso adequado do espaço público, incluindo mesas, cadeiras e tendas.

Para o presidente do Sindipitdog, Ademildo Godoy, o seminário representa um avanço no diálogo entre o setor e o poder público. “Foi uma oportunidade de esclarecer as diversas normas que regem a atividade. Muitos empreendedores estão irregulares não por má-fé, mas por desconhecimento. O objetivo é orientar, dar transparência e mostrar que cumprir a legislação também é uma forma de fortalecer o segmento”, afirmou.

Godoy destacou ainda a importância dos pit-dogs para a cultura goiana. “Goiânia tem cerca de 1.600 pontos entre praças, calçadas e lotes. Somos a capital do pit-dog, um sanduíche artesanal que faz parte da nossa identidade”, disse.

O superintendente da Ordem Pública e auditor fiscal de posturas da Secretaria Municipal de Eficiência (Sefic), Luiz Lucas Alves Júnior, reforçou a importância do diálogo. “Apesar de estarmos de lados diferentes, nós fiscalizando, e vocês sendo fiscalizados, o objetivo é construir conhecimento juntos e trazer todos para a formalidade”, afirmou.

O gerente de Fiscalização de Atividades Econômicas, André Oliveira Barros, destacou que a regularização contribui para o aprimoramento do setor. “Ao estabelecer regras claras, valorizamos quem trabalha corretamente e estimulamos a melhoria contínua do serviço”, disse. A gerente de Habilitação de Atividades, Ana Paula Melo, também participou da programação, apresentando orientações práticas sobre documentação e processos de autorização.

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel, parabenizou o prefeito Sandro Mabel, o secretário Fernando Peternella, da Sefic, e o presidente do Sindipitdog, por trazerem as demandas do setor junto à Prefeitura de Goiânia.“Trazer o empresário para perto, dialogar e escutar suas demandas é o que vai gerar novos empregos e mais renda para o município”, disse.


Sindipitdog Prefeitura de Goiânia Pit-Dog
P U B L I C I D A D E