Poder Goiás


Goiânia, 02/07/25
Matérias
Divulgação - Secom Goiás

Caiado ganha força entre presidenciáveis com discurso nacional e promessa de anistia a Bolsonaro; avanço no Índice Datrix reflete maior exposição fora de Goiás e engajamento com base bolsonarista

Caiado amplia visibilidade nacional e se destaca em índice digital de presidenciáveis

31/05/2025, às 10:20 · Por Redação

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), apresentou crescimento em sua presença digital no mês de maio, aproximando-se dos principais nomes da corrida presidencial para 2026. O avanço foi captado pelo Índice Datrix de Presidenciáveis (IDP), que avalia o desempenho de pré-candidatos nas redes sociais e plataformas digitais. Após registrar uma pontuação modesta de 3,64 em abril, Caiado saltou para 8,12 no mês seguinte, puxado por declarações que agradaram a base bolsonarista, como a promessa de anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), caso eleito.

De acordo com o relatório, a fala de Caiado, feita à GloboNews em 14 de maio, teve forte repercussão entre apoiadores da direita e alavancou sua visibilidade digital. "Sem dúvida, o que mais engajou, realmente, foi a promessa de anistia ao Bolsonaro", afirma o CEO da Datrix, João Paulo Castro, ao jornal O Popular. “Quando ele lida com uma claque bolsonarista, obviamente consegue mexer com uma massa importante nas redes sociais”, completa.

O IDP é elaborado com base em três pilares: o desempenho nas redes próprias dos pré-candidatos, o engajamento gerado em ambientes externos — como perfis de influenciadores, imprensa e políticos — e o tom das interações, classificadas de muito positivas a muito negativas. A nota varia entre -100 e +100. Caiado teve desempenho negativo no “mar aberto” (-6,10), mas compensou com alta nas redes próprias, onde atingiu 14,22.

O estudo aponta que o governador goiano “melhorou o desempenho, equilibrando críticas e elogios”. Além de Caiado, apenas Michelle Bolsonaro (PL), Romeu Zema (Novo) e Tarcísio de Freitas (Republicanos) também registraram crescimento. Segundo Castro, o resultado do goiano é ainda mais relevante por ocorrer em meio a um processo de “nacionalização” de sua imagem, movimento que não é simples fora dos grandes centros.

A projeção nacional de Caiado tem sido impulsionada por uma estratégia de viagens e participação em agendas fora de Goiás. Desde que lançou informalmente sua pré-candidatura, em 4 de abril, o governador tem mantido compromissos fora do estado em metade dos dias úteis. Destaque recente foi sua presença no Summit Brazil–US, em Nova York, ao lado de outros governadores, como Tarcísio de Freitas (SP), Cláudio Castro (RJ), Renato Casagrande (ES) e Jorginho Mello (SC).

A presença digital, contudo, não está isenta de controvérsias. O relatório aponta que, embora o anúncio da anistia tenha repercutido positivamente na direita, gerou reações negativas em setores da esquerda. Também influenciaram menções críticas à sua situação de inelegibilidade — revertida no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) — e aos desdobramentos da Operação Overclean, que apura desvios envolvendo lideranças do União Brasil na Bahia.

Ainda assim, Castro destaca que Caiado vem construindo um “colchão reputacional” capaz de absorver ataques. “O que ele está construindo de defesa da imagem já está sendo suficiente para todas as pancadas que ele toma, seja da imprensa, dos políticos ou dos antagonistas”, analisa. “O desempenho do Caiado é mais interessante porque ele consegue, melhor que os outros governadores, equilibrar os ataques que recebe com os posicionamentos que atraem o eleitor”.

Comparado a outros nomes fora do eixo Rio–São Paulo, Caiado se sobressai por manter um discurso técnico, ao mesmo tempo em que se alinha com pautas populares entre o eleitorado conservador. “O Caiado está hoje em uma margem que tende ao aumento, com um equilíbrio entre os ataques e defesas”, resume Castro.


Política Presidenciáveis Ronaldo Caiado Goiás,
P U B L I C I D A D E