Poder Goiás


Goiânia, 02/07/25
Matérias
Foto: Rogério Ramos

Gostar de frio de férias é moleza, né? Quando estamos no ócio remunerado que só uma boa CLT é capaz de proporcionar até ônibus errado tem sua diversão

Coluna do Pablo Kossa: Goiano tem relação esquisita com o frio

30/05/2025, às 14:07 · Por Pablo Kossa

O frio chegou chegando em Goiás. A temperatura abaixou em todo país e derrubou os termômetros também da terra do pequi. E como tempo gelado é raro igual férias por estas plagas – uma vez por ano e passa rápido –, o assunto ganha a pauta geral. De um lado temos os deslumbradinhos do frio; do outro, aqueles que são só lamúrias. Em comum, todos ostentando agasalhos com cheiro de armário.

Com o mesmo rigor científico de um post de Nikolas Ferreira, digo que o time dos deslumbrados é majoritário em Goiás. Chuto tal hipótese me calcando na excepcionalidade. Como frio é fato raro por aqui, fica mais fácil ter seu fã-clube. A rotina é menos sedutora do que o esporádico.

Também por isso arrisco afirmar que o goiano que diz gostar de frio não aguentaria a peia de um gelo de verdade. Daqueles que duram meses. E você, trabalhador ordinário, tem que manter a peteca no ar acordando de madrugada, lavando louça e tocando a vida com temperaturas desconfortáveis.

Gostar de frio de férias é moleza, né? Quando estamos no ócio remunerado que só uma boa CLT é capaz de proporcionar até ônibus errado tem sua diversão. O desafio é a vida massacrante do proletário. Com o termômetro lá embaixo, é dose pra pinguim.

Como as temperaturas desconfortáveis pelo excesso de graus Celsius nos são comuns, a irritação pelos transtornos que proporcionam também ecoa mais. Dá mais raiva de quem lhe machuca mais. E o calor castiga o goiano muito mais que o clima gelado.

“Ah, mas eu gosto mesmo do frio, sou quase um esquimó morando em Goiás”. Bem, se esse é seu caso, só lhe resta a solução Leandro e Leonardo: pegar o primeiro avião com destino à felicidade. Na faixa latitudinal do planeta em que estamos, junto com o aquecimento global, não lhe resta alternativa para o conforto térmico.

Ou então fique por aí pagando de deslumbradinho do frio mesmo.


Pablo Kossa Coluna Frio Temperatura Clima Aquecimento Global Mudanças Climáticas Neblina Leandro e Leonardo Nikolas Ferreira
P U B L I C I D A D E