Matérias
Divulgação
O deputado estadual cassado ocupou cargo privativo de nível superior sem ter diploma e declarou em ficha cadastral da Alego que era formado em Direito
Alego arquiva processo sobre falsa declaração de diploma de Fred Rodrigues
29/05/2025, às 11:09 · Por Redação
A Assembleia Legislativa arquivou processo administrativo disciplinar (PAD) que investigou a nomeação do ex-deputado estadual e ex-candidato a prefeito de Goiânia Fred Rodrigues (PL) para diretoria da Casa no ano passado. A informação é da jornalista Fabiana Pulcineli de POPULAR.
O deputado estadual cassado ocupou cargo privativo de nível superior sem ter diploma e declarou em ficha cadastral da Alego que era formado em Direito. Fred alegou no PAD que a ficha foi preenchida por sua assessoria, que se equivocou na informação. O assessor foi ouvido e a comissão do PAD concluiu que "não é possível provar, de forma indubitável, que a informação foi posta com a vontade livre, com a intenção deliberada de convencer a administração pública de que o ex-servidor possuía curso superior".
Também citou que foi arquivada apuração da Polícia Federal sobre possível afronta à lei eleitoral. A decisão da diretoria-geral da Casa diz que Fred "não praticou conduta capaz de configurar falta funcional, tendo em vista a ausência de comprovação de dolo".
O caso do falso diploma prejudicou significativamente Fred Rodrigues na eleição
para a prefeitura de Goiânia de diversas formas. Houve suspeitas de falsidade
ideológica, com denúncia à Polícia Federal. Crise de credibilidade, ataques dos
adversários, pressão interna no próprio partido e desconfiança do eleitor sobre
pré-requisitos para o cargo, o que implodiu o bolsonarista nas eleições na
capital.
Fred Rodrigues Eleições 2024 Goiânia PL