Matérias
Reprodução
Jovem de 23 anos caiu em represa durante salto; operação militar segue sob apuração do Comando Militar do Leste
Exercício do Exército em Mozarlândia termina com militar morto e dez feridos
29/05/2025, às 10:08 · Por Redação
Um treinamento de paraquedismo da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército Brasileiro, realizado na última terça-feira, 27, em Mozarlândia, Norte de Goiás, terminou em tragédia. O militar Leonardo Cristia Silva da Cunha, de apenas 23 anos, morreu durante a atividade. Outros dez militares ficaram feridos, segundo nota oficial divulgada pelo Exército.
A ação fazia parte da Operação Saci 2025, um exercício anual que mobiliza centenas de militares e ocorre em diferentes regiões do estado. Neste ano, as atividades tiveram início em 26 de maio e estão previstas para terminar em 6 de junho. Leonardo fazia parte de um grupo de cerca de 300 militares que participavam de um salto conjunto entre a Brigada Paraquedista e a Força Aérea Brasileira (FAB).
De acordo com as primeiras informações, Leonardo teria caído em uma represa durante o salto e se afogado, mas a causa oficial da morte será confirmada pelo Instituto Médico Legal (IML). O Exército informou que abriu processo administrativo para apurar as circunstâncias do acidente e ofereceu assistência à família da vítima e dos demais feridos, que foram encaminhados para um hospital em Anápolis.
A morte de Leonardo comoveu familiares e colegas. Ele era casado e pai de um menino com menos de três anos. Segundo uma pessoa próxima à família, a esposa do militar está em choque desde que recebeu a notícia. “Ela não está podendo falar, está dopada com medicamentos desde que descobriu a morte do marido. O celular dela está com familiares, respondendo só o necessário da empresa do Leonardo”, relatou.
Em nota, o Comando Militar do Leste (CML) lamentou o ocorrido: “A Seção de Comunicação Social do Comando Militar do Leste (CML) informa que, no dia 27 de maio, ocorreu um acidente durante um exercício de salto de adestramento da Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt) realizado no âmbito da Operação Saci, no município de Mozarlândia, Goiás. Infelizmente, um militar veio a óbito e outros dez ficaram levemente feridos”.
Morte Jovem Comando Militar Exército Goiás,