Poder Goiás


Goiânia, 01/07/25
Matérias
Reprodução

Senador Jorge Kajuru promete encerrar carreira pública caso sua proposta de mandato único seja aprovada: “Jamais serei incoerente”

Kajuru reforça compromisso com o fim da reeleição e diz que deixará a política em 2026

27/05/2025, às 09:22 · Por Redação

Autor da proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com a reeleição para cargos do Executivo, o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) declarou que está determinado a encerrar sua trajetória política em 2026, caso o texto seja aprovado. Segundo ele, a chamada “PEC Kajuru”, como foi apelidada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), deverá ser votada até o início de julho. “A PEC Kajuru do fim da reeleição será aprovada até a primeira semana de julho”, afirmou.

A proposta, que avançou na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na última quarta-feira, 21, prevê mandatos de cinco anos para presidente da República, governadores e prefeitos, sem direito à reeleição. Além disso, unifica as eleições a partir de 2034. Para Kajuru, a mudança representa um avanço institucional e um marco na história democrática do Brasil.

Ciente das repercussões pessoais da iniciativa, o senador foi categórico ao afirmar que não buscará novo mandato em 2026. “Se peço o fim da reeleição para os outros, como posso querer a minha? Jamais serei incoerente”, declarou. Kajuru também revelou que já começou a se preparar para a transição para a vida fora da política. “Encerro meu mandato e volto para minha carreira nacional em TV e rádio, porém deixando um legado histórico para o Brasil”, disse.

Crítico do atual ambiente político, o parlamentar fez questão de destacar que sua saída será limpa e definitiva. “Pra quem acha que a política é um chiqueiro, eu sairei sem levar nem o cheiro”, ironizou, reafirmando que não deseja “se eternizar na política”.


Política Eleições 2026 Reeleição Executivo Jorge Kajuru Goiás,
P U B L I C I D A D E