Poder Goiás


Goiânia, 02/07/25
Matérias
Reprodução

Equatorial Goiás cede equipamentos para identificar fraudes em medidores e promoveu treinamento técnico aos peritos criminais

Polícia Científica e Equatorial firmam parceria para combater furto de energia em Goiás

25/05/2025, às 09:17 · Por Redação

Em uma ação inédita no setor elétrico de Goiás, a Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC) e a Equatorial Goiás firmaram, na última quarta-feira, 22, uma parceria estratégica voltada ao fortalecimento do combate ao furto de energia no estado. O acordo marca um avanço no enfrentamento às ligações clandestinas e manipulações em medidores, que geram prejuízos financeiros e riscos à segurança da população.

O convênio inclui a cessão, por parte da concessionária, de equipamentos de alta precisão utilizados para detectar fraudes em medidores de energia elétrica, além de um treinamento prático para os peritos criminais da Polícia Científica. Durante a solenidade realizada na sede da Equatorial, em Goiânia, os profissionais receberam orientações técnicas sobre o uso dos dispositivos, que passam a compor o acervo do laboratório de engenharia da SPTC.

“Essa parceria vai facilitar o atendimento após operações de combate ao furto de energia. Com os novos aparelhos, os atendimentos serão agilizados, já que as análises dos medidores recolhidos nessas ações poderão ser feitas diretamente em nosso laboratório de engenharia”, afirmou Fabrício Oda, gerente de criminalística da Polícia Científica de Goiás.

Os aparelhos cedidos são idênticos aos que a Equatorial utiliza em suas inspeções e possibilitam a identificação precisa de fraudes nos relógios de energia. Isso permitirá aos peritos maior rapidez na elaboração de laudos periciais, reunindo provas técnicas fundamentais para subsidiar processos judiciais e criminais.

Além dos equipamentos, o acordo estabelece um protocolo de atuação conjunta para casos complexos, que prevê a troca de informações e o apoio técnico contínuo da distribuidora às investigações conduzidas pela Polícia Científica.

O furto de energia, previsto no Código Penal, é uma prática clandestina que traz sérios riscos à população, como choques elétricos, incêndios e até mortes. Também compromete a estabilidade da rede elétrica, sobrecarregando o sistema e impactando a qualidade do fornecimento.

As fraudes em medidores, por sua vez, elevam os custos operacionais, gerando prejuízos que acabam sendo repassados a todos os consumidores.

Desde o início da concessão, a Equatorial Goiás vem intensificando o combate ao furto de energia, sempre em parceria com as forças de segurança. Somente em 2025, já foram realizadas 141 operações, com 90 pessoas presas. No acumulado, são 475 operações e 289 prisões desde o início das ações conjuntas.

As denúncias de fraudes ou ligações clandestinas podem ser feitas de forma anônima pela Central de Atendimento da Equatorial Goiás, no número 0800 062 0196.


Equatorial Polícia Científica Furto de Energia Goiás,
P U B L I C I D A D E